SPLA exige à TAAG reajuste salarial este mês de Março

kalola Store

O Sindicato de Pilotos de Linhas Aéreas (SPLA) da TAAG – Linhas Aéreas de Angola, SA exige que a companhia proceda, em Março ao reajuste do salário desta classe profissional, com base num acordo de 2013, que ronda o equivalente em kwanzas a 3.800 dólares, sob pena de possível greve.

Em declarações no Aeroporto de Luanda, cinco meses após a última ameaça de greve, o secretário-geral do SPLA, Horácio Cruz, afirmou que recentemente a Assembleia-Geral do Sindicato deliberou a entrega, entretanto efectuada, de um caderno reivindicativo ao patronato, onde se destaca o reajuste do salário os pilotos.

“Nós temos consciência de que a companhia, neste momento, não tem condições financeiras para proceder a aumentos salariais, por isso exigimos que se faça um reajuste possível, tendo em conta o empobrecimento da classe desde 2013”

O sindicalista afirmou que os pilotos querem consenso para que o reajuste aconteça o mais breve possível, recordando que “diariamente ou quando necessário a companhia nacional de bandeira procede a reajustes na venda dos seus bilhetes de passagem”.
 
Em Setembro último, o SPLA suspendeu uma greve iminente de 10 dias, após ter chegado a entendimento com a Administração da TAAG que analisa a possibilidade de um novo acordo laboral para revogar o de 2005, com prazos pré-definidos.

Do então caderno reivindicativo constavam a necessidade da elaboração de um novo quadro remuneratório, definição de direitos, regalias sociais, plano de saúde, condições de reforma, deveres dos pilotos e da empresa.

No passado dia 13 de Fevereiro a TAAG celebrou o 40.º aniversário, desde que foi transformada em Unidade Económica Estatal, por força do Decreto Nº 15/80 de 13 de Fevereiro, o que lhe conferiu o estatuto de companhia nacional de bandeira.

A TAAG opera, actualmente, 17 destinos domésticos, 26 internacionais, em África, América do Sul, Europa e Ásia, com uma frota composta de 13 aeronaves oito das quais do tipo Boeing 777.

A companhia voa para Lisboa, Porto, Pequim, Dubai, Rio de Janeiro, São Paulo, Havana, Cidade do Cabo, Joanesburgo, São Tomé, Praia, Brazzaville, Bangui, Douala, Harare, Windhoek, Maputo, Cidade do Sal e Lagos.

Com Angop

Deixe o seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.