Standard Bank reúne em Angola potenciais investidores não residentes com interesse em compreender a dinâmica do mercado angolano

Após realizar a primeira operação de investimento em valores mobiliários com um investidor não residente, em Março do corrente ano, o Standard Bank de Angola (SBA) volta a reforçar o seu posicionamento enquanto plataforma de negócios, ao convidar e reunir em Angola um conjunto de potenciais investidores com interesse em compreender a dinâmica do mercado angolano. O roadshow com estes investidores teve lugar ontem e hoje, dias 10 e 11 de Maio, tendo sido concretizado um conjunto de reuniões com distintas instituições locais das áreas económica e financeira.

O objectivo desta iniciativa passou por conquistar a confiança destes investidores no mercado local e nas reformas que têm sido feitas a nível da economia e do sistema financeiro em Angola. “Este evento teve como propósito providenciar detalhes sobre as principais tendências macroeconómicas, desafios, boas práticas, regulamentação aplicável, evolução do mercado cambial e perspectivas de crescimento do mercado de valores mobiliários, de forma a solidificar um raciocínio económico funcional que apoie a tomada de decisões estratégicas dos investidores não-residentes”, explica Ricardo Ferreira, Director Executivo da Banca Corporativa e de Investimento do Standard Bank de Angola. 

Segundo Ricardo Ferreira, “com a liberalização do mercado de capitais e a contínua introdução de regras cambiais mais flexíveis, os investidores não residentes têm manifestado interesse em compreender a dinâmica do mercado angolano e ter contacto com as autoridades locais para que tomem decisões informadas antes de investir no mercado de capitais angolano”.

Para o Director Executivo da Banca Corporativa e de Investimento do SBA, “a entrada de mais investidores não-residentes representará certamente a confiança destes no mercado local e nas reformas que têm sido feitas a nível da economia e do sistema financeiro. O País poderá captar mais financiamento estrangeiro com recurso a emissão de dívida em moeda nacional e, por conseguinte, fomentar a liquidez no mercado de capitais e cambial e o alargamento da base de investidores no mercado de valores mobiliários”.

O roadshow iniciou-se ontem de manhã, com uma reunião no Banco Nacional de Angola, seguindo-se com uma reunião na BODIVA. Durante o dia de ontem decorreram ainda reuniões com o Fundo Monetário Internacional.

Já o dia de hoje iniciou com um encontro informal entre o SBA e órgãos de comunicação social, contando com a presença do Director Executivo de Banca Corporativa e de Investimento do Standard Bank, Ricardo Ferreira, e de Stephen Bailey-Smith, Economista Sénior da Global Evolution, integrante da comitiva de investidores, seguindo-se encontros na Unidade de Gestão da Dívida Pública, do Ministério das Finanças, IGAPE, SONANGOL, AIPEX e Universidade Católica de Angola. 

Sobre o Standard Bank de Angola

Com uma rede comercial composta por 18 Agências, 3 Centros de Empresa, 1 Posto de Atendimento e 3 Suites Private, o Banco encontra-se adequadamente posicionado no território angolano, nomeadamente nas províncias de Cabinda, Luanda, Benguela, Huíla, Huambo e Namibe. Contando deste modo, com uma distribuição de 25 canais físicos espalhados por 6 Províncias.

A cooperação com os parceiros do Grupo Standard Bank permite fornecer uma gama de soluções diferenciadas de serviços financeiros em Angola.

O Banco possui um forte currículo na capacidade de acrescentar valor aos seus accionistas, parceiros e clientes, respeitando e aderindo aos standards internacionais de governança corporativa.

O Standard Bank de Angola tem recebido diversas distinções, que contribuem activamente para a sua visibilidade no mercado local e internacional e para a alavancagem da sua reputação junto dos analistas e do mercado financeiro em geral. Desde o início da sua actividade o Banco já recebeu mais de 40 prémios. Sendo os mais recentes: 

• Global Finance – World Best Foreign Exchange Providers 2021 / Melhor Provedor de Operações Cambiais em Angola 2021

• Global Finance – Best Treasury & Cash Management Providers 2021 / Melhor Provedor de Tesouraria e Gestão de Caixa em Angola 2021Global Finance – Best Investment Bank in Angola 2021 / Melhor Banco de Investimento em Angola 2021

• Assertys – Banco Angolano com o melhor serviço na óptica do Cliente em 2021

• EMEA Finance – Best Investment Bank in Angola 2021 / Melhor Banco de Investimento emAngola 2021

• World Economic Magazine Awards – Best Investment Bank in Angola 2021 / Melhor Banco de Investimento em Angola 2021

Exit mobile version