DestaquesSociedade

Suicídio é a segunda causa de morte dos 15 aos 55 anos em Angola

Pelo menos 2.500 pessoas suicidaram-se em Angola nos últimos cinco anos, a segunda principal causa de morte entre os 15 e os 55 anos, disse esta quinta-feira um responsável da Saúde Pública, manifestando empenho na redução dos transtornos mentais.

Segundo o director em exercício da Direcção Nacional de Saúde Pública, Manuel Eusébio, desde o início de 2016 até Setembro de 2019 mais de 85.700 pessoas tiveram acesso aos serviços da rede integrada de saúde, com a depressão a liderar o quadro dos transtornos mentais.

O stress, com destaque para os quadros de ansiedade, transtornos por abusos de substâncias psicoativas e a esquizofrenia, também consta da lista do quadro de transtornos mentais em Angola.

“O suicídio ocorre ao longo de toda a vida e é a segunda principal causa de morte entre jovens de 15 aos 29 anos em todo o mundo e dos 15 aos 55 anos em Angola”, disse na abertura do acto central do Dia Mundial da Saúde Mental, que se assinalou esta quinta-feira.

Além disso, por cada suicídio existem dez tentativas em diferentes faixas etárias, adiantou.

Aumentar a disponibilidade dos serviços de saúde mental a nível primário “tendo em conta a morbidade identificada”, constitui um dos principais objectivos do Plano Nacional de Desenvolvimento Sanitário (PNDS 2012-2025), conforme frisou o responsável.

O PNDS prevê que até 2022 “pelo menos 30% das unidades sanitárias municipais” disponham de serviços integrados de saúde mental.

“O Executivo está preocupado em reduzir os transtornos mentais, integrando a saúde mental nos cuidado de saúde em geral e enfatizando a importância da prevenção e promoção das actividades de psiquiatria e saúde mental”, afirmou.

A elaboração de uma Política Nacional sobre Saúde Mental e Abuso de Substâncias e o respectivo plano estratégico, expansão da rede de intervenção comunitária são alguns dos desafios do sector, segundo Manuel Eusébio.

O acto, que teve lugar na Escola de Formação de Técnicos de Saúde de Luanda, decorreu sob o lema : “Juntos na Prevenção do Suicídio”.

Fonte: Lusa.

One Comment

  1. O suicidio é a segunda causa de mortes em Angola na faixa dos 15 aos 55 anos . E não poderia ser de outra forma. As sequelas da guerra fraticida que começou em 1975 e se prolongou até 1992 são mais do que um factor influente dessa taxa de mortes. Atenção que a inclusão no serviço nacional de saúde de um serviço integrado de saúde mental em muitas unidades hospitalares é um grande passo para a redução dos suicidios que se verificam no País, necessário se torna um esforço de uma maior integração dessa faixa etária no mercado de trabalho fundamentalmente , assim como um acompanhamento clínico aos ex militares que de uma forma geral ainda sofrem do chamado traumatismo pós guerra e que noutros países são parte dos meios e métodos de recuperação psíquica dos desmobilizados.

Deixe o seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Botão Voltar ao Topo

Discover more from Vivências Press News

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading