Mundo

Supremo Tribunal Federal do Brasil suspende transferência de Lula da Silva para prisão de São Paulo

O Supremo Tribunal Federal do Brasil suspendeu esta quarta-feira uma decisão de primeira instância para transferir Lula da Silva da prisão de Curitiba, no estado do Paraná, para uma penitenciária no Estado de São Paulo. A notícia é avançada pela agência Reuters.

Durante o dia fora noticiado que o ex-Presidente do Brasil iria ser transferido para a prisão de Tremembé para cumprir o restante da pena de oito anos e dez meses de prisão a que foi condenado por corrupção.

A decisão tinha sido anunciada pela juíza Carolina Lebbos, da Justiça Federal do Paraná, que atendeu um pedido do superintendente da Polícia do Estado do Paraná. Luciano Flores alegou que a presença do ex-Presidente altera a rotina do edifício.

A defesa de Lula da Silva, que está detido desde Abril do ano passado, não concordou com a decisão judicial. Os advogados pretendem que o ex-Presidente aguarde a decisão do Supremo Tribunal Federal ao pedido da defesa em relação às decisões do então juiz Sérgio Moro, hoje ministro da Justiça. No entanto, a juíza do Paraná negou o pedido e decidiu-se pela transferência.

“A pretendida remoção pode vir a acentuar o constrangimento ilegal sob análise pela Suprema Corte”, alegavam os advogados, já que a Polícia Federal é “órgão subordinado ao Ministério da Justiça, actualmente comandado pelo ex-juiz Sérgio Moro”.

O advogado de Lula da Silva, Cristiano Zanin afirmava, numa nota citada pelo Folha de São Paulo, ainda não ter sido consultado sobre o local de transferência, nem se existiam em São Paulo “estabelecimentos compatíveis com Sala de Estado-Maior”, referindo-se ao ex-Presidente Michel Temer que em Maio esteve detido durante seis dias, quatro dias na sede da Polícia Federal em São Paulo e os últimos dois na sala do Estado-Maior do Comando de Policiamento de Choque da Polícia Militar.

O Partido dos Trabalhadores, de que Lula da Silva foi líder, considerou a decisão de Carolina Lebbos ilegal e ” um gesto de perseguição” ao ex-chefe de Estado.

O antigo chefe de Estado brasileiro foi condenado num processo da operação Lava-Jato sobre a posse de um apartamento de luxo na cidade do Guarujá, no Estado de São Paulo, alegadamente dado ao ex-Presidente como pagamento de suborno pela construtora OAS.

Fonte: Lusa

Deixe o seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Botão Voltar ao Topo

Discover more from Vivências Press News

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading