Suraia Munguengue: “ O nosso mar é o parceiro mais empobrecido em questões de defesa e segurança”

Suraia Munguengue foi entrevistada pela Vivências Press News após ter recebido em Lisboa, o Prémio de Mérito da Marinha Portuguesa.

A cerimónia de entrega do prémio teve lugar no auditório do campus universitário do Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas (ISCSP), no passado dia 21 de Janeiro.

publicidade

Faça já a sua assinatura: formulário de assinatura
Contactos editoriais: jornalkandandu@gmail.com

Publicidade: vivenviaspress@gmail.com

A estudante recebeu o diploma das mãos do contra-almirante Simões Marques, comandante da Escola Naval em representação do chefe do Estado -Maior da Marinha, Almirante Mendes Calado.

Entrevista a Suraia Munguengue

Suraia Munguengue disse que este é “um trabalho elaborado no âmbito dos estudos estratégicos de defesa e segurança. É daquelas temáticas sensíveis e difíceis de abordar”.

“Os Desafios de Defesa Nacional : O Mar Angolano e os Contributos do Poder Naval (2002-2016), foi o tema da dissertação apresentada no dia 17 de Maio de 2018 no ISCSP. A estudante defendeu a necessidade de apoio para a pesquisa e investigação sobre temas ligados ao mar angolano.

“Em termos de expressão do poder militar, o poder aéreo [Força Aérea]e o terrestre [Exército] são amplamente estudados . O nosso mar [Marinha de Guerra]é o parceiro mais empobrecido em questões de defesa e segurança. Ela [Marinha de Guerra], precisa de ser melhor equipada para garantir o interesse nacional ligado ao mar”, afirmou Suraia Munguengue.

É a primeira vez que um estudante angolano recebe o Prémio de Mérito da Marinha Portuguesa.

Entrevista a Almirante Mendes Calado, Chefe da Escola Naval

Já o contra-almirante Simões Marques, comandante da Escola Naval, que entregou o prémio em representação do Almirante Mendes Calado, Chefe do Estado-Maior da Marinha, destacou o “papel que a Marinha tem na afirmação do domínio militar”, realçando também “a relevância estratégica para as nações que as marinhas têm”. Tendo abordado a importância da cooperação entre a Escola Naval de Portugal e a de Angola.

Suraia da Conceição Munguengue, nasceu na província da Huíla, aos 6 de Junho de 1986. É licenciada em Relações Internacionais, na especialidade de Economia Internacional pela Universidade Técnica de Angola (UTANGA), e Mestre em Estratégia pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas (ISCSP), da Universidade de Lisboa, no âmbito do Programa de Formação Docente da UTANGA.

Deixe o seu comentário