DestaquesMundo

Theresa May anuncia demissão: deixa Governo e liderança dos conservadores a 7 de Junho

A primeira-ministra britânica anunciou esta sexta-feira a sua demissão. Pressionada por deputados e ministros do seu partido, por causa da nova versão do acordo do “Brexit”, Theresa May sairá da liderança do Partido Conservador e do Governo no dia 7 de Junho.

O processo de escolha do próximo líder tory e futuro primeiro-ministro do Reino Unido iniciar-se-á no dia 10 do mesmo mês.

No discurso de despedida, em frente ao número 10 de Downing Street, May não escondeu a frustração por ter falhado na principal missão da sua liderança: guiar o Reino Unido para a saída da União Europeia.

“Fiz tudo o que foi possível para convencer os deputados a apoiarem o acordo com a UE. Infelizmente, não consegui. Tentei três vez. Acredito que foi correcto preservar, mesmo quando as probabilidades de insucesso pareciam elevadas. Mas tornou-se, agora, claro que é do interesse superior do país que um novo primeiro-ministro lidere estes esforços”.

O anúncio de saída de May surge na sequência da revolta que a nova versão do acordo de divórcio com Bruxelas causou dentro dos conservadores e do Conselho de Ministros. O documento actualizado previa a possibilidade de os deputados votarem sobre a realização de um segundo referendo, para além de sugerir uma união aduaneira temporária, para mercadorias, entre Reino Unido e UE, após a saída .

A líder demissionária deixou ainda uma palavra de esperança para o seu partido, em guerra interna há vários meses, com o “Brexit” como pano de fundo: “Sei que o Partido Conservador pode renovar-se nos próximos anos. Sei que conseguiremos fazer o ‘Brexit ‘”, assegurou Theresa May.

Na recta final do discurso, May emocionou-se. “Foi a grande honra da minha vida ter sido a segunda primeira-ministra, mas certamente não a última “, do Reino Unido, afiançou, terminando a sua intervenção com voz embargada, expressando o seu orgulho por ter podido servir “o país que ama”.

Face ao calendário revelado, Theresa May será ainda primeira-ministra quando Donald Trump, Presidente dos Estados Unidos, visitar o Reino Unido na primeira semana de Junho.

O ex-ministro dos Negócios Estrangeiros Boris Johnson está entre os favoritos para a substituir. Dominic Raab, David Davis (ex-ministros do Brexit), Michael Gove ( ministro do Ambiente), Jeremy Hunt (ministro dos Negócios Estrangeiros), Philip Hammond (ministro das Finanças) e Andrea Leadson (ex-líder parlamentar) são outros dos possíveis candidatos.

Fonte: Público.

Deixe o seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Botão Voltar ao Topo

Discover more from Vivências Press News

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading