Destaques

Tito Paris, Grace Évora e Miroca Paris na primeira edição de Vozes de Cabo Verde

Dia 22 de Março, o estúdio Time Out, no Mercado da Ribeira, em Lisboa, recebe a primeira edição de Vozes de Cabo Verde, com três grandes vozes da música deste país: Tito Paris, Grace Évora e Miroca Paris. Um espectáculo que celebra a história entre Cabo Verde e Lisboa, na perspectiva de todos os artistas cabo-verdianos, que deixaram as suas ilhas e construíram uma carreira internacional a partir da capital portuguesa. De Lisboa para o mundo saíram grandes músicos cabo-verdianos como Cesária Évora, Bana, Paulino Vieira, Tito Paris, Nancy Vieira, entre muitos outros. Os três cantores que protagonizam o primeiro Vozes de Cabo Verde são vozes consagradas do arquipélago africano e prometem uma noite inesquecível para todos os apreciadores da boa música.

Tito Paris
Nascido no Mindelo, na ilha de São Vicente, a 30 de Maio de 1963, Tito andou sempre rodeado de música, na família e entre amigos, absorvendo lições de Luís Morais ou Chico Serra antes de vir para Lisboa em 1982, a convite de Bana, para integrar o grupo Voz de Cabo Verde. Começou por tocar bateria (embora pensasse que vinha tocar baixo) e, mais tarde, por pressão de Dany Silva, acabou por se tornar também cantor. Editou em 1995 o seu primeiro disco de estúdio, “Dança Ma Mi Criola” (um anterior, “Fidjo Maguado”, de 1987, não retratava ainda bem o seu estilo), seguido de “Graça De Tchega”(1996), “Guilhermina” (2002), “Ao Vivo no B.Leza” (1998), 27/07/1990 (2001), “Acústico, Ao Vivo na Aula Magna” (2005). Em 2017, recebeu a condecoração de grau de Comendador da Ordem do Mérito pelo Presidente Marcelo Rebelo de Sousa. O ano passado lançou o disco “Mim ê Bô”, que ilustra a diversidade cultural que tem acompanhado a vida do músico, com profundas raízes cabo-verdianas e de laços muito fortes a Portugal, Angola, Moçambique, Brasil e outros países lusófonos. 

Grace Évora
Nasceu em São Vicente, mas foi na Holanda, país para onde emigrou com os seus pais durante a juventude, que iniciou a carreira. Reconhecido pelo seu percurso artístico quer como cantor quer como baterista de renome, é considerado um dos maiores músicos da actualidade, e apelidado de guru da música cabo zouk. Na sua carreira, Grace Évora regista espetáculos esgotados em toda a Europa, África e América do Norte, inúmeros hits de sucesso, álbuns intemporais, incluindo, “Total Love”, “Romance” e “Aventura”, assim como colaborações com conceituados artistas. Para comemorar os seus 30 anos de carreira, lançou o ano passado o disco“2069”.

Miroca Paris
Natural de São Vicente, Miroca Paris vem de uma família de músicos. Aos sete anos iniciou-se na bateria e aos 13 começou a cantar, a tocar guitarra e percussão. O seu interesse pela música levou-o a criar a sua primeira banda em 1994, onde cantava e tocava bateria. O ano de 1998 representa um marco na sua vida, com a viagem para Portugal, onde começou a tocar em bares, como baterista e percussionista, e a actuar com artistas de todo o mundo, residentes em Lisboa, incluindo o seu tio Tito Paris. Em 2000 foi convidado para se juntar à banda de Cesária Évora, em França, onde ficou 11 anos. Em 2017 lançou o seu álbum de estreia, “D’Alma”. Apesar de ser conhecido como um virtuoso percussionista e baterista, em D’Alma Miroca volta às suas origens tocando guitarra. O seu álbum foi classificado como “O Maior Lançamento de um Cabo-Verdiano de 2018” na lista “Musica do Mundo Europa”! Durante a sua carreira, que se estende por mais de 20 anos, Miroca destacou-se ao lado de artistas internacionais como Sara Tavares, Chico César, a fadista Cuca Roseta, Tito Paris, Bonga, Bitori, Rui Veloso, Tcheka, Nancy Vieira, Camané entre outros. Integrando o seu vasto conhecimento rítmico, Miroca toca guitarra de uma forma única, com sua própria técnica: calorosa, inovadora, revigorante e com uma batida contagiante. E claro, ainda surpreende o público com solos de percussão sensacionais em cada espectáculo.

Vozes de Cabo Verde
1ª edição de Vozes de Cabo Verde com Tito Paris, Grace Évora e Miroca Paris| 22 de Março, sexta-feira | Time Out Market – Estúdio Time Out | Mercado da Ribeira – Avenida 24 de Julho, 49, Lisboa | Abertura das portas 21h30| Inicio do espectáculo 22h00| Preço do bilhete: 23€| Os bilhetes estão à venda na Ticketline.sapo.pt, FNAC, Worten, El Corte Inglês.

Deixe o seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Botão Voltar ao Topo

Discover more from Vivências Press News

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading