Notícias

TPA enfrenta dificuldades financeiras, técnicas, operacionais e de gestão de recursos humanos

Num comunicado que serviu para apresentar as perspectivas da empresa para os próximos tempos, a Televisão Pública de Angola (TPA), admite que :

“Sob o ponto de vista técnico, há vários anos que não se registam investimentos significativos para adaptar a nossa estação aos avanços tecnológicos que se registam em todo o mundo”, e por isso, ” a planta técnica e de difusão da TPA apresenta sérias debilidades e disfunções, com graves problemas de funcionamento, ausência de peças de reposição e sobressalentes e ausência de modernização tecnológica”.

Ao nível da força de trabalho, o comunicado revela vários problemas ao nível da gestão de recursos humanos:

“A TPA apresenta um quadro de excesso de trabalhadores, com elevadas taxas de absentismo, com problemas sociais e deficientes condições de trabalho, alguns desmotivados e desmobilizados, outros desaproveitados ou mal colocados, sem planos de formação e superação profissional estabelecidos”.

Do ponto de vista financeiro, a administração da TPA admite que :

“Vive igualmente um quadro graves dificuldades financeiras, muitas vezes fruto de projectos ambiciosos e irrealistas que levaram a incumprimento reiterado dos seus compromissos financeiros. Tal situação leva-nos inclusive a estar impossibilitados de transmissão de alguns eventos, nomeadamente desportivos, que implicam avultados investimentos.”

A empresa entende que “numa primeira fase, é fundamental e necessário estabelecer a organização e recuperar os funcionários para uma nova visão da empresa. Desde logo moralizar e humanizar a empresa, recuperar a motivação, a vontade com o orgulho dos trabalhadores, ao mesmo tempo que se reduz a força de trabalho e se resolvem alguns problemas sociais mais significativos.”

Fazem também parte da estratégia da nova administração da TPA, procurar “negociar com os credores e encontrar junto do accionista, o Estado, as condições materiais e financeiras para os investimentos necessários.”

Do ponto de vista editorial, a empresa considera que a retomada da gestão dos canais 2 e Internacional ” traz-nos desafios acrescidos numa altura em que a crise financeira e organizativa não está ainda superada.”

A TPA promete ainda uma ” informação objectiva, verdadeira e transparente em que o cidadão é parte integrante da comunicação.”

Leia na íntegra o comunicado da Televisão Pública de Angola.

” Por ocasião do início de mais um ano, a Administração da TPA saúda os telespectadores, fazendo votos para que 2018 seja pleno de êxitos e realizações para todos.

Pensamos também ser boa ocasião para darmos a conhecer as perspectivas da nossa estação pública de televisão para os próximos tempos.
Fazer um breve balanço, é a base para podermos entender o futuro.
Sob o ponto de vista técnico, há vários anos que não se registam investimentos significativos para adaptar a nossa estação aos avanços tecnológicos que se registam em todo o mundo. Por isso, a planta técnica e de difusão da TPA apresenta sérias debilidades e disfunções, com graves problemas de funcionamento, ausência de peças de reposição e sobressalentes e ausência de modernização tecnológica.

A nível de força de trabalho, como aliás em outras empresas públicas, a TPA apresenta um quadro de excesso de trabalhadores, com elevadas taxas de absentismo, com problemas sociais e deficientes condições de trabalho, alguns desmotivados e desmobilizados, outros desaproveitados ou mal colocados, sem planos de formação e superação profissional estabelecidos.
A nível organizativo, a TPA ainda apresenta situações de deficiente estrutura orgânica e de desequilíbrios administrativos, hierárquicos e funcionais.
De igual modo, vive igualmente um quadro de enormes dificuldades financeiras, muitas vezes fruto de projectos ambiciosos e irrealistas, que levaram a incumprimento reiterado dos seus compromissos financeiros. Tal situação leva-nos inclusive a estar impossibilitados de transmissão de alguns eventos, nomeadamente desportivos, que implicam avultados investimentos.
É nesta base, com esta TPA real, que a Administração se dispõe a cumprir os objectivos para a qual foi nomeada.

Naturalmente, numa primeira fase, é fundamental e necessário estabelecer a organização e recuperar os funcionários para uma nova visão da empresa.
Desde logo moralizar e humanizar a empresa, recuperar a motivação, a vontade e o orgulho dos trabalhadores, ao mesmo tempo que se reduz a força de trabalho e se resolvem alguns problemas sociais mais significativos.
Proceder à reorganização da estrutura, negociar com os credores e encontrar junto do acionista, o Estado, as condições materiais e financeiras para os investimentos necessários.

Sob o ponto de vista editorial, a retomada da gestão pela TPA, dos canais 2 e internacional, traz-nos desafios acrescidos, numa altura em que a crise financeira e organizativa não está ainda superada.

Contudo, a Administração estabeleceu planos realistas, para que o Canal 1, o Canal 2, a TPA Internacional e, a prazo, o Canal de Notícias, possam servir os telespectadores, no quadro do cumprimento do serviço público de televisão.
Desde logo garantir uma informação objectiva, verdadeira e transparente, em que o cidadão é parte integrante da comunicação, com a finalidade de ajudar o Executivo a ultrapassar as dificuldades e a melhorar as condições de vida das populações.

Em breve, o lançamento de novos programas de debate, de análise e confronto de diferentes opiniões e opções políticas e ideológicas, reforçarão o Canal 1 e serão um veículo de promoção da cidadania e da democracia.
A nível de entretenimento, quer no Canal 1, quer no Canal 2, melhorias aos programas já existentes e lançamento de novos programas ao longo do primeiro trimestre do ano, darão corpo a uma programação dirigida às mulheres, aos jovens, na preservação da nossa cultura, na divulgação de iniciativas e de projectos que em todo o País são realizados, muitas vezes desconhecidas ou esquecidas na mídia nacional.

O Canal Internacional, é hoje já uma realidade, com nova programação, resgatando os verdadeiros valores da nossa cultura, a riqueza da terra e das gentes angolanas, que tem registado notas bastante positivas dos nossos compatriotas e outras personalidades no exterior.

A Administração da TPA está pois firmemente empenhada em que o ano de 2018 signifique o início de uma nova era para a nossa empresa, em que os cidadãos se revejam, tenham uma informação credível, um entretenimento saudável, em que os nossos trabalhadores se sintam motivados e empenhados em contribuir para um serviço público que dignifique o Estado e seja um apoio aos esforços do Executivo não desenvolvimento e credibilidade interna e externa do nosso País.”

Luanda, 3 de Janeiro de 2018.

O Conselho de Administração da TPA

Deixe o seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Botão Voltar ao Topo

Discover more from Vivências Press News

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading