DestaquesSociedade

Três candidatos à sucessão de Isabel dos Santos na presidência da Cruz Vermelha de Angola

Três candidatos concorrem à sucessão de Isabel dos Santos na presidência da Cruz Vermelha de Angola, cargo que a empresária angolana ocupa desde 2006 e que terminará este mês.

Três candidatos concorrem à sucessão de Isabel dos Santos na presidência da Cruz Vermelha de Angola (CVA), cargo que a empresária angolana ocupa desde 2006 e que terminará este mês, em Assembleia Geral. Alfredo Elavoco Pinto, Bibiana de Almeida e Carlos Gourgel são os candidatos que disputam o cargo de presidente da organização não-governamental, criada em 1978.

A quarta assembleia-geral da Cruz Vermelha Angolana, a 23 e 24 deste mês, contará com a participação de 120 delegados, 90 deles com direito a voto. Segundo o presidente da Comissão Nacional de Gestão da CVA, Baltazar Mateus Pedro, citado pela agência noticiosa angolana, Angop, vão assistir ao ato como convidados vários representantes internacionais, designadamente a Federação Internacional da Cruz Vermelha, o Comité Internacional da Cruz Vermelha (CICV) e as delegações da Cruz Vermelha de Portugal, Espanha e África do Sul. Da região africana vão participar representantes da Cruz Vermelha de Nairobi (Quénia) e da delegação regional da Federação Internacional da Cruz Vermelha.

Por ocasião dos 40 anos de existência da organização, em março deste ano, o secretário-geral da CVA, Walter Quifica, lembrou que a organização é, desde 2006, dirigida por Isabel dos Santos, empresária e filha do ex-Presidente de Angola José Eduardo dos Santos. Na ocasião, sublinhou que a Assembleia Geral da CVA deverá também aprovar alterações aos estatutos e a execução de um plano estratégico e de auditoria externa aos relatórios financeiros do período entre 2014 e 2017.

Walter Quifica revelou que dificuldades financeiras estavam a obstaculizar a contratação de uma empresa de auditoria independente para examinar as demonstrações financeiras de 2014 a 2017, bem como o processo de redução de pessoal excedentário e o pagamento de 11 meses de salários em atraso aos 115 funcionários, além do recrutamento de quadros especializados para as áreas de programas, recursos humanos, logística e finanças.

A CVA desempenhou um papel social importante em vários problemas que assolaram recentemente Angola, como o surto de febre-amarela, a vaga de refugiados da República Democrática do Congo (RDC) e o período de seca que afetou a província angolana do Cunene.

Fonte: Lusa

Deixe o seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Botão Voltar ao Topo

Discover more from Vivências Press News

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading