DestaquesEconomia

UE apoia com 65 milhões de euros três províncias afectadas pela seca em Angola

A União Europeia (UE) lançou esta segunda-feira mais uma tranche de um fundo de subvenções de 65 milhões de euros para financiar projectos de organizações da sociedade civil nas províncias da Huíla, Cunene e Namibe, afectadas pela seca.

A verba aprovada esta segunda-feira é de 12.337.500 euros, que fazem parte de um total de 65 milhões de euros, financiados pela UE no âmbito do projecto de Fortalecimento da Resiliência e da Segurança Alimentar e Nutricional em Angola ( FRESAN).

Do valor total, 48 milhões de dólares vão ser geridos pelo Instituto Camões de Portugal, nos quatro anos de validade do projecto.

Segundo a gestora de subvenções do projecto de segurança alimentar, Ana Teresa Forjaz, foi lançado um desafio às organizações da sociedade civil a apresentarem, até 14 de Outubro, projectos na área com enfoque na água, por ser uma prioridade e necessidade garantir-se às comunidades o acesso a esse bem.

“O segundo convite destina-se a projectos que possam trabalhar na área da segurança alimentar e nutricional e poderão ter diferentes actividades consoante o foco e a experiência das organizações da sociedade civil, por um lado, mas, obviamente, adequando aos diagnóstico e às necessidades das comunidades rurais que são o público alvo do projecto”, referiu a responsável em declarações à Rádio Nacional de Angola.

De acordo com a gestora, um terceiro convite será lançado às organizações da sociedade civil para um maior apoio às cooperativas, associações de produtores, nas áreas de comercialização, transformação e processamento dos produtos agrícolas.

O FRESAN é um projecto financiado pela UE para o apoio às províncias do sul de Angola mais afectadas pela seca e ameaçadas pelos efeitos das alterações climáticas, designadamente Huíla, Cunene e Namibe.

Fonte: Lusa

Deixe o seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Botão Voltar ao Topo

Discover more from Vivências Press News

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading