ComunidadesReportagens

Um ilustre Angolano no Farol da Ferraria: Simão Toco

Um homem colocou a localidade de Ginetes na rota dos angolanos. Seu nome? Simão Gonçalves Toco. Em 1963, as autoridades portuguesas, conhecedoras da capacidade de mobilização do profeta e da sua influência junto das populações angolanas, decidem enviar- lhe para um exílio forçado para a Ilha de São Miguel, nos Açores. Aqui Simão Toco permaneceu 11 anos e trabalhou como assistente de faroleiro na localidade de Ginetes.

Simão Toco trabalhou como assistente de faroleiro de 1963 até 31 de agosto de 1974, altura em que é finalmente autorizado a regressar ao seu país. Ao longo deste período, Simão Toco não esmoreceu no seguimento da sua missão, tendo trocando cartas milhares de cartas com os seus seguidores em Angola e com quem viria a formar um movimento de carácter nacional.
Nesta visita de investigação jornalística, Salambende Mucari e a Vivências Press News, estiveram com o Reverendo António Vemba, responsável máximo da igreja Tocoísta em Portugal, e de José Marcelino Kongo ( Marcelino Kongo), docente universitário angolano residente em São Miguel. Tivemos contacto com os livros de registos das actividades do Farol da Ferraria e comprovamos as assinaturas do então assistente de faroleiro ( conforme as fotos registam), uma estatueta que pertencia a Simão Toco, bem como uma foto sua que foi oferecida a direcção do farol por membros da igreja Tocoísta há uns anos. Visitamos também aquela que foi a residência do assistente de faroleiro durante os 11 anos de permanência em Ginetes.

Uma Angola que acontece fora de Angola . E um angolano que acabou por colocar a pequena localidade de Ginetes na rota dos angolanos . Uma reportagem que irão conhecer pela Vivências Press News. S. Miguel, Ginetes, Farol da Ferraria, são nomes que ficam também ligados a história do Tocoísmo e do nacionalismo.
Esta é a primeira de três reportagens que apresentaremos sobre a passagem de Simão Toco pela localidade de Ginetes. Nas próximas ouviremos depoimentos de familiares, antigos e actuais funcionários do farol da Ferraria, académicos bem como líderes e fiéis da Igreja Tocoista.

[wpvideo K4cKpwbE]

Deixe o seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Botão Voltar ao Topo

Discover more from Vivências Press News

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading