“Foi com imensa tristeza que tomei conhecimento do falecimento do antigo Presidente Robert Mugabe”, escreveu Moussa Faki Mahamat, numa publicação na sua conta oficial na rede social Twitter.
O ex-Presidente do Zimbabwe Robert Mugabe morreu hoje aos 95 anos, cerca de dois anos após renunciar ao cargo que ocupou durante 37 anos, anunciou o actual chefe de Estado, Emmerson Mnangagwa.
Na mesma publicação, o responsável da União Africana expressou condolências à família e ao povo do Zimbabwe pela perda de” um ícone da luta de libertação” e de “pan-africanista defensor da libertação e integração continental”.
Robert Mugabe morreu hoje num hospital em Singapura, rodeado pela sua família e pela sua mulher, Grace, indicaram várias fontes aos órgãos de comunicação social locais.
O ex-Presidente do Zimbabwe estava a receber tratamento médico na cidade asiática há cinco meses.
Robert Mugabe nasceu a 21 de Fevereiro de 1924. Na década de 1970 liderou uma campanha de guerrilha contra o Governo da ex-colónia britânica. Deteve o poder no Zimbabwe durante 37 anos (1980-2017), antes de ser derrubado num golpe de Estado em Novembro de 2017.
Fonte: Lusa