CulturaDestaques

União dos Escritores Angolanos homenageia nacionalista Mário Pinto de Andrade

O nacionalista angolano Mário Pinto de Andrade é homenageado amanhã, às 17h00, na habitual “Maka à Quarta-feira”, na União dos Escritores Angolanos (UEA), em Luanda, como reconhecimento do seu trabalho feito em prol da preservação e divulgação da identidade e da cultura nacional.

O coordenador das actividades culturais da UEA, Pombal Maria, disse ao Jornal de Angola, que o objectivo da “Maka” é dar ao público, em especial aos jovens, uma ideia do contributo dado à pátria por Mário Pinto de Andrade, através de um relato mais íntimo, a ser feito pela economista e socióloga agenda Ducados, filha do homenageado.

Mário Coelho Pinto de Andrade foi o primeiro africano, dos países de língua oficial portuguesa, a elaborar textos críticos e estéticos-doutrinários sobre a poesia africana de língua portuguesa. Mário Coelho Pinto de Andrade, nasceu no dia 21 de Agosto de 1928, no Golungo Alto, Cuanza -Norte, estudou Filologia Clássica, na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.

Em 1954, com outros estudantes e intelectuais de países africanos lusófonos, como Agostinho Neto, Amílcar Cabral e Francisco José Tenreiro, criou o Centro de Estudos Africanos. Ainda no mesmo ano, partiu para o exílio, em Paris, onde conheceu figuras de outros círculos africanos , como Léopold Senghor e Nelson Mandela.

De 1951 a 1958, foi chefe de redacção da revista “Présence Africana”. Na década de 60, tornou-se activista político sendo fundador e primeiro presidente do partido MPLA. Também foi ministro da Cultura da Guiné-Bissau.

Mário Pinto de Andrade faleceu no exílio em Londres, no dia 26 de Agosto de 1990, tinha na altura 62 anos de idade.

Fonte : Jornal de Angola .

Deixe o seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Botão Voltar ao Topo

Discover more from Vivências Press News

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading