Notícias

Unicef pede esforços contra mortalidade infantil a países da África

O Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) pediu nesta segunda-feira aos países da África Ocidental e Meridional um aumento nos esforços para garantir que cada vez mais recém-nascidos sobrevivam aos primeiros dias de vida neste novo ano.

Segundo os dados do Unicef, em 2016 morreram cerca de 2,6 mil crianças a cada dia durante as primeiras 24 horas de vida, com a Etiópia e a Tanzânia entre os dez países com mais mortalidade no período neonatal do mundo, somando um total de 136 mil mortes ao longo do ano, a maioria devido a causas evitáveis como nascimentos prematuros, complicações durante o parto e infecções como pneumonia.

A organização indicou que cerca de 48 mil bebês nascerão ao longo da jornada de hoje nesta região (12% do total mundial) e que 58% destes nascimentos ocorrerão na Etiópia e na Tanzânia, bem como em Uganda, Quênia e Angola.

“O nosso propósito de Ano Novo é dar a cada criança mais de uma hora, de um dia, de um mês, mais do que a sobrevivência”, desejou a diretora regional do Unicef na África Ocidental e Meridional, Leila Pakkala.

A representante do Unicef na zona pediu aos Governos destes países que “mantenham e aumentem seus esforços para salvar as vidas de milhões de crianças mediante a provisão de soluções provadas e de baixo custo”.

No próximo mês, o Unicef iniciará uma campanha denominada “Todos as crianças vivas”, na qual impulsionará soluções sanitárias de qualidade e acessíveis para as mães e os recém-nascidos, com o foco posto na presença de pessoal qualificado durante o parto e em outras áreas como o fornecimento de água e eletricidade aos centros de saúde.

Apesar do progresso alcançado nas últimas duas décadas, nas quais foi possível reduzir à metade o número de crianças que morrem antes do quinto aniversário até 5,6 milhões em 2016, os bebês de menos de um mês continuam sendo os mais vulneráveis e representam 46% dos falecimentos neste grupo.

Em 2016, a África Subsaariana registou 38% das mortes mundiais no período neonatak, por isso o Unicef considera um desafio adaptar as necessidades sanitárias para mães, recém-nascidos e crianças ao aumento previsto na taxa de natalidade para os próximos anos.

As previsões são de 1,8 bilhão de nascimentos na África entre 2015 e 2050, 700 milhões a mais que no anterior período de 35 anos (1980-2014).

“Estamos entrando em uma era na qual todos os recém-nascidos do mundo deveriam ter a oportunidade de ver o século XXII. Infelizmente, quase a metade dos que nascerão neste ano não poderão. Deveríamos fazer muito mais a respeito”, sentenciou Pakkala.

Fonte: Agencia EFE

Deixe o seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Botão Voltar ao Topo

Discover more from Vivências Press News

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading