
A UNITA reafirmou a sua solidariedade institucional e aprovou a criação de uma comissão de acompanhamento e prevenção à Covid-19, para apoiar os esforços das autoridades sanitárias e da sociedade, na efectivação das medidas de prevenção contra esta pandemia.
A posição resulta de uma reunião do partido, realizada esta quinta-feira, em Luanda, durante a qual analisou-se, entre outros, o impacto das medidas vigentes no país, com destaque para a implementação do Estado de Emergência, em vigor desde 27 de Março último, segundo uma nota a que Angop teve hoje acesso.
“A direcção da UNITA dirige uma palavra de solidariedade e apreço a todos os trabalhadores do sector da Saúde, bem como aos voluntários que, por amor a vida, estão na linha da frente nesta cruzada contra a Covid-19”, lê-se no documento.
Os participantes debruçaram-se ainda sobre as condições das populações, a problemática do mercado informal e alertaram sobre a necessidade de um incremento no abastecimento de água potável, assim como a possibilidade de o Executivo conceder uma cesta básica às famílias mais carentes.
Assuntos relacionados à falta de equipamentos de bio-segurança em unidades sanitárias; funcionamento dos centros de quarentena, necessidade de testar de todos os casos considerados de risco e o modo de prevenir a contaminação comunitária foram igualmente abordados no encontro da direcção do partido.
Quanto ao impacto da implementação do estado de emergência, os participantes consideram preocupante o elevado número de cidadãos que permanecem nas vias públicas e exortam a todos os angolanos a observação rigorosa e disciplinada das medidas institucionais tomadas.
Instam igualmente as autoridades a pôr cobro a actos de violência cometidos por alguns agentes das forças de defesa e segurança.