Eugénio Costa AlmeidaOpinião

UNITA na hora da mudança?

Estão abertas inscrições para candidatos à presidência da UNITA que será escrutinado no próximo XIII Congresso Nacional, a realizar entre 13 e 15 de Novembro.

Até aqui tudo normal. No final de cada período e vigência de uma presidência são abertas inscrições para os candidatos que querem ser líderes de um partido ou organização política.

Tudo normal se não estivéssemos sob o espectro da fluxibilidade vocacional de Isaías Samakuva que, até ao momento, ainda não se decidiu, ou melhor, ainda não definiu qual a sua posição. Se avança para um novo mandato, ou se cumpre a sua promessa de não se recandidatar (ser altura de dar lugar aos novos – Samakuva já tem 73 anos).

Esta semana abriram-se as hostilidades, perdão, o período para os potenciais candidatos à presidência da UNITA se inscreverem, para se apresentarem como candidato à presidência no Congresso Nacional.

Fala-se, que o líder parlamentar do Galo Negro, na Assembleia Nacional, Adalberto da Costa Júnior estará disposto a avançar – o que pode ser um sinal quanto a Samakuva –; também se fala em Abílio Kamalata Numa, Alcides Sakala, ou de um dos filhos de Jonas Savimbi, Rafael Massanga Savimbi, – que, segundo alguns, seria uma opção vista com bons olhos por Samakuva, no que seria outro sinal de Samakuva – não sendo de excluir uma recandidatura do anterior candidato Estevão José Pedro Kachiungo, de Lukamba Gato ou, mesmo, de Raúl Dada…

Mas, como a política não consegue sobreviver sem um mas, como o referido período vai até ao final do corrente mês, tudo pode acontecer. Até porque se sabe que há uma forte – há quem garanta, ser fortíssima, – corrente que deseja que Isaías Samakuva seja sucessor de si mesmo. Será que há quem tema perder certos privilégios.

Costuma-se a dizer que nas costas dos outros, vejo as minhas. E alguns devem se estar a ver a si mesmos, pelo que se passou pelas costas de José Eduardo dos Santos.

Pelo menos, em finais de Julho passado, o Jornal de Angola, citando fonte anónima (?!), afirmava que Samakuva seria sucessor de si mesmo “Está desfeito o mistério. Isaías Samakuva vai mesmo recandidatar-se à liderança da UNITA, no XIII Congresso do partido, que se realiza entre os dias 13 e 15 de Novembro deste ano”. Fonte anónima, ou vontade que manter quem tem sido um perdedor? Só o Jornal de Angola pode esclarecer o que se passou na10ª reunião ordinária do Comitê Permanente da Comissão Política da UNITA…

Rememoro um texto da jornalista Ana de Sousa, para o Vanguarda – infelizmente com a saída da jornalista do Vanguarda, o texto já não se encontra disponível –, onde afirmava que Samakuva era o melhor candidato da UNITA para o MPLA; será porque?…

Será porque, e recordemos, que Samakuva já foi derrotado nas legislativas – e presidenciais – de 2008, 2012 e 2017 e que, em Setembro de 2017, em declarações a Daniel Frederico. da RFI, relembrou que no discurso de abertura da reunião Comissão Política, em 2015 que «iria deixar a presidência daquele partido depois as eleições, independentemente dos resultados» “Afirmei aos angolanos antes e durante a campanha eleitoral que depois das eleições deixaria o cargo de Presidente da UNITA para servir o partido numa posição diferente. Mantenho e reafirmo esta decisão. Terminada a fase eleitoral e encontrando-nos no dealbar do novo ciclo político, acho ter chegado o momento para desencadearmos o processo conducente à materialização desta decisão”».

Pessoas de palavra, não mudam. Podem tenter “gerar” alguém à sua imagem para que continue a sua linha de pensamento, mas devem cumprir o que prometem. Ainda que na política, o que foi verdade ontem, já não é verdade hoje e passará à História amanhã. Mas, quando as afirmações ficam escritas, mesmo que não queiram, a memória colectiva está sempre presente…

Perante aquela afirmação, e recordando que Adalbero da Costa Júnior afirmava que nunca seria candidato contra Samakuva, pode-se inferir que o presidente da UNITA, Isaías Henriques Ngola Samakuva, de 73 anos, deixará o cargo para um dos candidatos que vir as suas teses aprovadas.

Falta saber quem será o próximo presidente da UNITA e – não tão despiciente assim – a sua origem de nascimento. Há quem visse com bons olhos a eleição de alguém que não fosse de origem ovimbundo para tornar o partido mais nacional…

Até 30 de Setembro as inscrições estão abertas. Em meados de Novembro os angolanos, em geral, os militantes e simpatizantes da UNITA, em particular, e a entourage do MPLA, peculiarmente, saber-se-á quem estará à frente do Galo Negro e qual o impacto que o mesmo e as suas teses tiveram, ao longo deste período de cerca de mês e meio entre as propostas de candidaturas e a apresentação das sua teses, junto dos militantes.

Ainda que haja conferências provinciais para aprovação das teses e eleição dos delegados à XIII Conferência Nacional, na realidade, a eleição para presidente da UNITA não é de forma directa, mas pelo impacto do voto dos delegados do Congresso Nacional. É que estes, no final, podem acabar por não estar em sintonia com a vontade dos militantes que os elegeram…

* Investigador do Centro de Estudos Internacionais do ISCTE-IUL(CEI-IUL) e investigação para Pós-Doutorado pela Faculdade de Ciências Sociais da Universidade Agostinho Neto**

** Todos os textos por mim escritos só me responsabilizam a mim e não às entidades a que estou agregado

Deixe o seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Botão Voltar ao Topo

Discover more from Vivências Press News

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading