
A angolana Unitel foi escolhida para a quarta licença de operadora de rede móvel da Zâmbia, investindo 350 milhões de dólares (285 milhões de euros).
A UZI Zambia Mobile ganhou a quarta licença de telecomunicações para operar na Zâmbia, e é subsidiária da Unitel Internacional Holdings, anuncia a empresa em comunicado.
A Unitel vai investir 350 milhões de dólares (286 milhões de euros) neste projecto, segundo a Lusa.
O acordo foi estabelecido após a angolana Unitel Internacional Holdings ter ganho o concurso público conduzido pela Autoridade das Tecnologias de Informação e Comunicação da Zâmbia (ZICTA).
Com esta operação, a Unitel Internacional Holdings, a operar em Cabo Verde e em São Tomé e Príncipe, dá mais um passo na sua estratégia de expansão em África, “levando serviços e produtos altamente inovadores a vários países do continente”, segundo a empresa angolana, em que a empresária Isabel dos Santos detém uma participação de 25%.
“Com este investimento a entrada da quarta operadora na Zâmbia visa contribuir para mudanças significativas no mercado das telecomunicações deste país, através da implementação de tecnologia LTE para desenvolvimento e reforço de redes 4G e 5G, com vasta cobertura nacional, incluindo zonas cujo acesso ainda é limitado ou inexistente”, lê-se na nota enviada às redações.
A Unitel Internacional Holdings assegura que vai criar mais de 450 empregos diretos na Zâmbia e vai apostar na capacitação e intercâmbios de recursos humanos locais e apoios a nível da responsabilidade social.
A Unitel Internacional é a plataforma de investimento do grupo Unitel.
A Unitel é a operadora móvel líder em Angola, tendo como principal actividade a prestação de serviços móveis de voz e de dados.
Fonte: JE