DestaquesSociedade

Universidade de Coimbra abre cinco cursos em Angola, Moçambique e Cabo Verde

A Universidade de Coimbra (UC) conquistou um financiamento europeu de cerca de um milhão de euros para abrir cinco cursos superiores em Angola, Moçambique e Cabo Verde na área das Ciências da Terra, anunciou esta quinta-feira a instituição portuguesa.

Em causa está a implementação de cinco cursos ( três licenciaturas, um mestrado e um doutoramento) de Geologia, Engenharia Geológica e Engenharia de Minas na Universidade de Cabo Verde, Instituto Superior Politécnico Tundavala e Universidade Agostinho Neto (ambos em Angola), e Universidade Eduardo Mondlane e Instituto Superior de Ciências e Tecnologia de Moçambique.

Em comunicado enviado à agência Lusa, a UC frisa que, “pela primeira vez”, um projecto por si coordenado, intitulado Sustentabilidade e Utilização Racional de Recursos Geológicos , foi aprovado para receber financiamento europeu no âmbito do programa ” Erasmus + Capacity Building in Higher Education“, embora a instituição já tenha sido parceira de outras universidades em nove ocasiões.

“Pretende-se que os cursos a implementar assentem em três grandes pilares: o conhecimento em ciências da terra (geologia, engenharia geológica e engenharia de minas), as competências em ambiente e desenvolvimento sustentado, bem como a ética e formas de desenvolvimento da economia social. Pretendemos formar tanto alunos como professores, motivando-os para o desenvolvimento dos seus países”, aponta Nelson Rodrigues, professor associado do Departamento de Ciências da Terra da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) e coordenador do projecto.

A nota da UC adianta que o programa Erasmus +Capacity Building foi criado em 2014, há quatro anos, e tem como objectivo “estimular as universidades europeias a partilhar conhecimento com instituições de ensino superior de outros continentes”.

” Este é o nosso primeiro grande projecto que utiliza as oportunidades criadas pelo programa Erasmus para a construção de parcerias para a capacitação e desenvolvimento de parceiros fora da Europa. A Universidade de Coimbra organizou-se de modo a conseguir dar apoio técnico e formação aos investigadores e professores que estejam interessados em usufruir destas oportunidades, num processo que já tem dois anos de investimento estratégico, e este é o primeiro resultado significativo”, sustenta, por seu turno, o vice-reitor Joaquim Ramos de Carvalho.

Já para o director do departamento de Ciências da Terra da FCTUC, Alexandre Tavares, a aprovação do financiamento europeu de 969 mil euros representa “o reconhecimento internacional” das competências e o “valor” dos docentes e investigadores do departamento que dirige, e é o corolário de uma “estratégia de há vários anos” de cooperação com universidades de outros países lusófonos, baseada no Grupo de Escolas de Geociências, José Bonifácio d’Andrade e Silva, criado em 2016 e que reúne nove instituições de ensino e investigação de Angola, Brasil, Moçambique, Cabo Verde, Portugal e Timor-Leste.

“Interessa-nos criar grandes redes de investigação e de formação entre universidades europeias e de outros contextos geográficos, numa lógica de afirmação das geociências e das competências dos seus profissionais, focadas na criação de conhecimento científico, na gestão sustentável dos recursos, no desenvolvimento económico e na capacitação institucional”, refere Alexandre Tavares.

Para além do Departamento de Ciências da Terra da FCTUC, o projecto integra o Centro de Estudos Sociais (CES da Universidade de Coimbra e as Universidades de Salamanca (Espanha) e de Turim (Itália), que irão “colaborar no processo de desenvolvimento e implementação dos cursos, bem como na capitação das instituições africanas”, adianta a UC.

Fonte: Lusa

Deixe o seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Botão Voltar ao Topo

Discover more from Vivências Press News

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading