Universidade de Coimbra: Luzia Sebastião aprovada com distinção no Doutoramento em Ciências Jurídico-Criminais

A Mestre Luzia Bebiana de Almeida Sebastião defendeu nesta segunda-feira, 30 de Abril, pelas 15:00, o seu doutoramento em Ciências Jurídico-Criminais pela Faculdade de Direito da Universidade Coimbra, em Portugal.
A apresentação e defesa do trabalho académico com o tema : ” A legalidade Penal, Costume e Pluralismo Jurídico: a experiência angolana. O(s) Direito(s) e o(s) Facto(s)” durou cerca de três horas .
No final, o trabalho académico de Luzia Sebastião recebeu do júri a avaliação qualitativa de Aprovada com Distinção por Unanimidade.
O júri foi constituído por Augusto Silva Dias ( primeiro arguente), Anabela Rodrigues ( segunda arguente), António Pinto Monteiro (presidente do júri) e Faria Costa . Manuel da Costa Andrade, actual Presidente do Tribunal Constitucional de Portugal foi o orientador da tese de Doutoramento.
Na tarde desta segunda-feira, a Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra registou uma presença pouco habitual de várias figuras angolanas ligadas à academia e a política . Nomes como Francisco Magalhães Paiva “Nvunda”, esposo de Luzia Sebastião, Carlos Maria Feijó ( jurista e antigo chefe da Casal Civil de José Eduardo dos Santos ), a jurista Ana Paula Godinho, Pedro João Teta ( antigo Reitor da Universidade Agostinho Neto), Benja Satula, Hernani Cambinda e Leandro Ferreira, antigos alunos de Luzia Sebastião na Universidade Católica de Angola.
Outra presença relevante foi de D. Hermengarda Sebastião, primeira Embaixatriz de Angola em Portugal e mãe de Luzia Sebastião.
Luzia Sebastião é licenciada em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade Agostinho Neto (1980-1985). Tem também um Mestrado pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra.