Notícias

Universidades angolanas mostram potencialidades para captar estudantes

Mais de uma dezena de universidades angolanas saíram hoje à rua, em Luanda, para mostrar publicamente novos serviços e inovações tecnológicas, como a filtragem de água ou as valências das rochas sedimentares do país.

De acordo com a Associação Alfabetizar, que organiza a primeira Feira Académica Universitária, o certamente, que decorre até sábado, pretende despertar a atenção dos estudantes e sociedade em geral para as oportunidades disponibilizadas pelos cursos destas instituições.

“Porque muitos estão a estudar e desconhecem as instituições de ensino superior que existem no país, então temos esta oportunidade, sobretudo para os estudantes do ensino médio, de conhecerem as universidades e os respetivos cursos”, explicou Iria Nsamba, da organização desta feira.

Uma solução para filtragem da água do rio Coelho no município de Viana, arredores de Luanda, é a proposta apresentada nesta feira pela Faculdade de Engenharia da Universidade Piaget de Angola, conforme explicou à Lusa a estudante Núria Gomes, garantindo que, depois de filtrada, esta água servirá para vários usos.

Segundo Núria Gomes, o Ministério do Ambiente de Angola e as autoridades de Viana conhecem este projeto universitário, que carece de apoios para continuar a ser desenvolvido.

Já o Instituto Metropolitano de Angola (IMETRO), com a sua Faculdade de Geologia e Minas, apresenta neste certame distintas rochas nacionais e respetivas valências, conforme explicou Carolina Miranda, estudante do 3.º ano do curso de Geologia e Minas.

“Trouxemos aqui várias rochas ornamentais, sedimentares, do país. Essas rochas existem, pena é que continuem pouco valorizadas, principalmente as da província da Huíla, apesar da tímida iniciativa de algumas empresas”, sublinhou.

Serviços de medição arterial, do nível de açúcar no sangue e testes rápidos de malária também estão disponíveis na Primeira Feira Académica Universitária de Luanda.

A enfermeira e docente da Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade Privada de Angola, Muangani Nicole, assinalou a pertinência da feira, mas também dos serviços prestados no próprio local, afirmando que “muita gente está doente, mas não sabe”.

“São sempre importantes esses testes, por isso trouxemos a equipa de enfermeiros para consultas rápidas de medição da tensão arterial, o nível de diabetes no sangue, e conselhos sobre nutrição, automedicação e depressão”, esclareceu.

As 24 universidades públicas e 41 privadas que funcionam em Angola disponibilizaram neste ano académico, iniciado em março, 111.086 vagas para o ensino superior.

Em 2016 estavam inscritos no ensino superior em Angola 241.284 estudantes, um aumento de 9,2% face ao ano anterior.

Deixe o seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Botão Voltar ao Topo

Discover more from Vivências Press News

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading