Destaques

Vaticano: Mais de 800 freiras acusam padres e bispos

Os tribunais apostólicos e os serviços de quatro congregações da Santa Sé ( Doutrina da Fé, Bispos, Clero e Institutos da Vida Consagrada e Sociedades da Vida Apostólica) têm em curso 428 processos relativos a abusos sobre mais de 800 freiras em vários países, nomeadamente Itália, França, Estados Unidos da América e Chile.

Segundo o que apurou o jornal português Correio da Manhã, só no Chile, um dos países com maior número de casos de pedofilia na Igreja Católica, estão em curso 139 processos e referenciadas como vítimas 245 religiosas.

Em Julho do ano passado, um grupo de freiras chilenas, que deixou a Igreja Católica, relatou abusos sexuais perpetrados por padres, na congregação Irmãs do Bom Samaritano, na cidade de Molina, a 200 quilómetros ao sul de Santiago, e fez saber que as autoridades eclesiásticas ignoraram o caso durante décadas.

As palavras do Papa Francisco, na passada terça-feira, na viagem de regresso dos Emirados Árabes Unidos , inauguraram uma nova realidade no capítulo dos abusos sexuais na Igreja e fizeram detonar uma série de denúncias, a juntar às que o Vaticano já conhecia mas que nunca um Papa tinha reconhecido publicamente.

Apesar de ter dito que Bento XVI fez “um trabalho notável e corajoso” nesta matéria, Francisco foi o primeiro pontífice a dizer claramente que padres e bispos escravizaram e abusaram sexualmente de freiras ” Há sacerdotes e bispos que fizeram isso e ainda fazem”, declarou o pontífice.

Um dos casos mais marcantes foi o da comunidade francesa de Saint Jean, fundada em 1975 pelo padre Marie-Dominique Philippe, onde , sabe-se agora, vários padres, incluindo o fundador, abusaram sexualmente e escravizaram várias freiras, originando casos de depressões, anorexia e suicídios.

Papa debate com 150 bispos e cardeais

O encontro sobre a protecção dos menores na Igreja, marcado para 21 a 23 deste mês, vai reunir em Roma mais de 150 bispos e cardeais.

O Papa Francisco já disse aos bispos de todo o Mundo que quer saber tudo sobre abusos sexuais de menores e freiras, por parte de membros do clero, no encontro marcado para Roma.

É esperado que, após o encontro com os presidentes das conferências episcopais, seja elaborado um documento com regras a seguir.

Fonte: CM

Deixe o seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Botão Voltar ao Topo

Discover more from Vivências Press News

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading