CulturaDestaques

Visitas aos locais históricos de Mbanza Kongo continuam gratuitas

Ao contrário do que acontece noutras partes do mundo, a Vivências Press News apurou esta quarta-feira, 8, que a falta de legislação obrigada as entidades culturais no Zaire a não efectuarem cobranças nas visitas aos locais do Centro Histórico de M’Banza Kongo que hoje comemora três anos desde que foi elevado a Património Mundial.

Biluka Nsakala Nsenga, director do Centro Histórico e Cultural Mbanza Kongo, garantiu à Vivências Press News que a comissão de requalificação da cidade de Mbanza Kongo tem estado a trabalhar com o Ministério da Cultura, Turismo e Ambiente para que até Dezembro seja entregue o primeiro relatório de balanço a UNESCO.

“Estamos atentos com as recomendações feitas pela UNESCO. A única coisa a lamentar é o facto de as visitas aos locais do Centro Histórico continuam a ser à custo zero, pelo facto de ainda não existir legislação que nos permite a cobrar taxas aos turistas”, lamentou o director.

O Ministério da Cultura, Turismo e Ambiente destacou, esta terça-feira, dia 7, a necessidade de as autoridades locais e os investidores transformarem o Centro Histórico de Mbanza Kongo num destino turístico obrigatório, para a capitalização da riqueza histórico-cultural.

Em comunicado a que a Vivências Press News teve acesso, o departamento governamental badeia-se no forte potencial económico e na beleza natural ímpar, destacando o Museu dos Reis do Kongo, o Nkulumbimbi, o antigo Tribunal Tradicional, a árvore Yala Nkuw, as Ruínas da Sé Catedral, a Caverna de Nzau Evua, entre outros atributos.

O Centro Histórico de Mbanza Kongo ganhou estatuto de Património Cultural Mundial a 8 de Julho de 2017, com a sua inscrição na lista da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO).

Para assinalar a data, decorrem esta quarta-feira, 8, algumas actividades como a realização de roteiros, debates televisivos e diversos programas que visam aumentar o conhecimento dos cidadãos sobre o valor da secular cidade de Mbanza Kongo.

Mbanza Kongo foi o centro político e administrativo do antigo Reino do Kongo, fundado no século XIII e cuja influência abarcava, além da zona Norte de Angola, os actuais territórios da República Democrática do Congo (RDC), República do Congo e Gabão.

O centro histórico de Mbanza Kongo ocupa uma área de 89.29 hectares, ao passo que a zona tampão se estende por uma área de 622,16 hectares.

Deixe o seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Botão Voltar ao Topo

Discover more from Vivências Press News

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading