DestaquesSociedade

Combate da Polícia Nacional aos condutores alcoolizados abre portas a novo negócio

As inúmeras operações de combate à condução sob efeito de álcool, realizadas no último ano pela Polícia Nacional, abriu as portas a um novo negócio, que consiste em contratar um motorista para conduzir o carro apenas no perímetro controlado.

A informação foi avançada, esta terça-feira, pela Unidade de Trânsito de Luanda e pela Brigada Especial de Trânsito (BET), que já “apanharam”, só este ano, 2.300 automobilistas a conduzir sob efeito de álcool.

Segundo as duas instituições, a maioria dos automobilistas “apanhados” pela polícia apresentou uma taxa de álcool de 1,2 gramas por litro, tendo-lhes sido aplicadas multas entre 150 mil a 200 mil kwanzas (429 euros a 572 euros).

No entanto, segundo as duas instituições, para se desviarem da operação policial, os automobilistas estão a contratar, por um valor que varia entre os 1.000 e os 2.000 kwanzas (de 2,8 a 5,7 euros), motoristas para conduzirem as viaturas do interior da Ilha de Luanda (principal ponto de diversão nocturna da capital angolana) para o centro de Luanda, onde geralmente são montados os postos de controle da polícia de trânsito.

A mesma fonte explicou que outra maneira encontrada de evitarem o controlo é estacionarem a viatura antes da brigada de trânsito, solicitando, depois, o serviço de um taxista, procedimento igual para o regresso até ao local onde se encontra estacionado o carro.

A Polícia Nacional já se manifestou preocupada com o facto, considerando que a atitude dos cidadãos que optam por essa prática é “irresponsável”, uma vez que acabam, depois, por conduzir os carros sob o efeito de bebidas alcóolicas no regresso a casa.

Os acidentes de viação são a segunda causa de morte em Angola, depois da malária, sendo a condução sob efeito de álcool, o excesso de velocidade, a falta de iluminação e o desrespeito às regras de trânsito apontadas como as principais causas da sinistralidade rodoviária no país .

Fonte: Lusa

Deixe o seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Botão Voltar ao Topo

Discover more from Vivências Press News

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading