DestaquesEconomia

Central fotovoltaica vai começar a ser construída em Outubro

A central com capacidade para 26 megawatts começará a ser construída em Outubro próximo, em Saurimo, na Lunda Sul, para suprir o défice de energia da região.

O projecto apresentado esta quinta-feira está inserido no programa do Ministério da Energia e Águas, que pretende construir sete centrais fotovoltaicas em igual número de províncias do País.

Orçadas em 539 milhões de euros, as obras do projecto deverão durar 17 meses.

Na cerimónia, o administrador municipal de Saurimo em exercício, Francisco Guerra, disse que a construção da central fotovoltaica vai permitir elevar a oferta de energia, uma vez que estão apenas disponíveis 16 MW.

Projecto de interligação com Norte do País

O secretário de Estado da Energia, António Belsa da Costa, esclareceu que o projecto de interligação do sistema norte, a partir de Malanje, com o Leste do país (Lunda Norte, Moxico e Lunda Sul) aguarda por recursos financeiros.

O projecto, que é uma das prioridades do Ministério, contará com uma linha de transporte e uma subestação de 400 e 220 megawatts.

Cláudio Pemessa, director do gabinete provincial das infra-estruturas e serviços técnicos da Lunda Sul, lembrou que o município de Saurimo necessita de 70 megawatts de potência, para melhorar o fornecimento de energia eléctrica aos consumidores e promover o crescimento da actividade económica.

A província dispõe de 16 megawatts, produzidos pela barragem hidroeléctrica do Chicapa, que não são suficientes para uma população estimada em mais de 534.231 habitantes.

A energia consumida em Saurimo é proveniente das centrais térmicas do Txicumina (5 megawatts) e da Greco (11 megawatts). A barragem hidroeléctrica do Chicapa 1, que tem capacidade de 16 megawatts, disponibiliza apenas 4 MW para a cidade.

Os habitantes de bairros sem energia eléctrica deverão aguardar pela conclusão da central térmica do Txicumina, com quatro grupos geradores de 5 megawatts cada, prevista para este ano.

Com Angop

Deixe o seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Botão Voltar ao Topo

Discover more from Vivências Press News

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading