DestaquesMundo

FBI recomenda que se desliguem todos os “routers” em casa

“O FBI recomenda que qualquer dono de routers em pequenas empresas ou em casa reiniciem [reboot] os aparelhos”, revela o FBI através de uma nota  publicada no seu site, com data de 25 de Maio.

As autoridades explicam que centenas de milhares de routers e servidores poderão ter sido afectados em todo o mundo. Em causa estão cerca de 500 mil routers e servidores, que poderão ficar inoperacionais por causa do chamado VPNFilter.

O El País explica que este “malware” poderá apropriar-se do router doméstico e usar cada um dos aparelhos para realizar ataques mundiais coordenados. O mesmo jornal adianta que os “hackers” podiam, através do VPNFilter, anular a ligação à internet de zonas com alguma dimensão. O mesmo jornal explica o funcionamento: Um router afectado pelo VPNFilter fica em modo letárgico à espera de receber informação. Enquanto isso não acontece, vai registando a informação da utilização do router em causa, incluindo palavras-chave.

O FBI adianta que o “malware” tem capacidade de “desempenhar múltiplas funções, incluindo a recolha de informação, exploração do aparelho e bloquear o tráfego de internet”.

As autoridades americanas dão a solução. E esta passa por se desligar os aparelhos. “O FBI recomenda que se reinicie qualquer pequeno servidor ou router doméstico para interromper temporariamente o ‘malware’ e potencialmente ajudar na identificação dos aparelhos infectados”, explica.

Deixe o seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Botão Voltar ao Topo

Discover more from Vivências Press News

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading