COVID-19Destaques

Jornalistas angolanos testam negativo para covid-19

Mais de 150 profissionais, entre jornalistas, funcionários do Centro de Imprensa Aníbal de Melo (CIAM) e efectivos da Polícia Nacional, que asseguram à cobertura diária sobre a evolução da covid-19 em Angola, tiveram resultados negativos nos testes feitos no dia 16 do corrente mês de Junho.

Os resultados anunciados esta sexta-feira, 26, em Luanda, pelo secretário de Estado para a Saúde Pública, Franco Mufinda, durante a habitual actualização de dados sobre a Covid-19, surgem na sequência de um dos efectivos da Polícia Nacional, destacado no CIAM, testar positivo à covid-19, fruto do primeiro exame efectuado aos referidos profissionais.

Segundo Franco Mufinda, o polícia infectado continua a ser um caso de estudo para se apurar o vínculo epidemiológico e o enquadrar no grupo a que pertence (transmissão local ou comunitária).

A par desse caso por determinar, existe ainda mais 25 infectados nessa condição, dos quais seis foram anunciados esta sexta-feira, numa altura em que o país diagnosticou, pela primeira vez, 32 novos casos positivos de covid-19 em 24 horas.

Conforme o dirigente, a maior parte dos casos positivos ainda sem vínculo epidemiológico estão a ser diagnosticados no rastreio e na testagem aleatória que está a ser feita aos doentes com síndrome respiratória aguda grave nas unidades sanitárias do País.

Os municípios de Cazenga, Talatona, Belas e os distritos urbanos das Imgombotas e Maianga foram apontados como os principais locais com maior número de infectados, entre casos importados, de transmissão local e sem vínculo epidemiológico definido.

Citando a Organização Mundial da Saúde (OMS), Franco Mufinda reafirmou que os casos sem vínculo epidemiológico registados nas localidades mais afectadas ainda “não preenchem o critério de transmissão comunitária ou sustentada”. Pois, como esclareceu, a transmissão comunitária ou sustentada surge apenas quando se regista um número elevado de casos positivos sem as respectivas cadeias de transmissão estarem definidas ou sem ser conhecido o seu vínculo epidemiológico.     

Em função do aumento exponencial do número de casos no País, o secretário de Estado reforça o apelo aos cidadãos para redobrarem os esforços no cumprimento das medidas preventivas, como a lavagem constante das mãos, o uso correcto da máscara e o distanciamento físico, entre outras.

Com os novos 32 casos diagnosticados hoje, o número total de infectados no País passou a 244 casos positivos, dos quais 153 activos, desses seis requerem atenção especial da equipa médica, 81 recuperados e 10 óbitos.

Deixe o seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Botão Voltar ao Topo

Discover more from Vivências Press News

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading