ComunidadesDestaquesSociedade

Lisboa: Bióloga angolana Adjany Costa vai participar no National Geographic Summit 2018

A bióloga e exploradora angolana, Adjany Costa faz parte de um grupo de seis oradores de renome internacional do National Geographic Summit 2018, que terá lugar no próximo dia 11 de Abril (quarta-feira), no Coliseu dos Recreios em Lisboa.

Adjany Costa irá falar sobre o tema : The Thrills And Torments of Wildlife Scientific Expeditions.

Actualmente, Adjany Costa integra a lista de 14 exploradores emergentes da National Geographic Society. Este grupo de exploradores tem sido reconhecidos pela forma como os seus membros exploram novas fronteiras e encontram formas inovadoras de solucionar alguns dos principais desafios do nosso planeta.

A bióloga angolana trabalha como directora do projecto da National Geographic da Vida Selvagem do Okavango para Angola. O projecto é uma iniciativa da Fundação Wild Bird Trust financiada e promovida pela National Geographic Society e conta com o apoio do Ministério do Ambiente angolano. Juntos, investigadores angolanos e estrangeiros, em colaboração com cineastas, fotógrafos e escritores da National Geographic, estão a estudar a área, de modo a documentar a sua extraordinária biodiversidade e reunir informações acerca da saúde das suas águas.

O projecto é uma verdadeira aventura, repleta de oportunidade, mas também de desafios. Quando aceitou fazer parte desta iniciativa, Adjany Costa foi, durante quatro meses, a única mulher num projecto liderado por 25 homens.

“Fui atacada quatro vezes por hipopótamos e duas vezes por elefantes, mas sobrevivi a todos” .

Bióloga, com uma licenciatura em Biologia pela Faculdade de Ciências da Universidade Agostinho Neto. Tem ainda um mestrado em Ciências Ambientais, e é especialista em peixes, Adjany Costa está a trabalhar num doutoramento dedicado à protecção da biodiversidade marinha angolana. Dirige o projecto para Angola e faz a ligação com o Ministério do Ambiente de Angola, para a realização das expedições no terreno.

” Importa frisar que durante a expedição interagimos com mais de quatro mil pessoas de cerca de 36 comunidades e aproveitámos para fazer uma avaliação das condições de educação, saúde, interacção com os recursos naturais, bem como aprender como é que estas comunidades interagem com os diferentes grupos da biodiversidade”, explicou.

Além de estudar peixes de água doce nas bacias dos rios Okavango e Cuando, Adjany Costa espera criar uma área marinha protegida ao leste da costa sudoeste de Angola, adjacente à Costa do Esqueleto na Namíbia.

” Estar em campo é bastante viciante para mim, especialmente numa área tão remota e selvagem. Apura os nossos sentidos e muda a nossa visão do mundo, reconecta-nos ao nosso interior e a tudo ao nosso redor. Sinto-me em casa e fico ansiosa assim que tenho de me ir embora. É sempre complicado voltar à “civilização”.

IDENTIFICADAS MIL ESPÉCIES EM ANGOLA.

A bacia hidrográfica do Okavango é um paraíso da biodiversidade, local único no mundo, e não cessa de maravilhar cientistas e ambientalistas.

O Projecto National Geographic da Vida Selvagem do Okavango, que iniciado há três anos, já tem novidades para contar. Entre elas, a identificação de mais de mil espécies ao longo da bacia do rio, em Angola, das quais 24 são potencialmente novas para a ciência, e outras 38 são novas em Angola, ou seja, não se sabia que elas existiam no nosso país .

Em números, estes três anos de trabalho, que tem sido realizado no terreno por uma vasta equipa internacional de 34 pessoas, incluindo investigadores, especialistas em diferentes tipos de fauna e de flora, ambientalistas, guias, tradutores, fotógrafos, operadores de imagem e outros, resultaram na identificação de mais de mil espécies, das quais 407 aves, 92 peixes, 99 répteis, 14 espécies de plantas, e ainda um grande número de mamíferos e anfíbios. Foram ainda descobertas 16 novas lagoas de nascentes.

Fontes: National Geographic, Diário de Notícias.

Deixe o seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Botão Voltar ao Topo

Discover more from Vivências Press News

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading