DestaquesPolítica

MPLA reconhece Ilídio Machado e Mário Pinto de Andrade como os seus primeiros presidentes

Neste sentido, o conclave, segundo a sua resolução final, decidiu que o MPLA deverá homenagear, em tempo oportuno, as duas individualidades políticas.

O MPLA passa a contar, assim, oficialmente, na sua história, com cinco presidentes, nomeadamente Ilídio Machado, Mário Pinto de Andrade, Agostinho Neto, José Eduardo dos Santos e, doravante, João Manuel Gonçalves Lourenço.

“Agradeço o facto de a Direcção do Partido ter apostado mais uma vez na minha pessoa como candidato ao cargo de presidente do MPLA, e de ter merecido o voto de confiança da grande maioria dos delegados deste congresso, em representação de toda a massa militante, que acaba de me eleger como o quinto presidente do Glorioso MPLA, depois de nomes como Ilídio Tomé Alves Machado, Mário Coelho Pinto de Andrade, António Agostinho Neto e José Eduardo dos Santos, para os quais peço uma efusiva salva de palmas”, afirmou João Lourenço no seu primeiro discurso como presidente do MPLA.

Trata-se da primeira vez que figuras históricas como Ilídio Machado, Mário Pinto de Andrade, Viriato da Cruz, Manuel dos Santos Lima, Matias Miguéis são citadas num congresso do MPLA.

Com este reconhecimento, o MPLA acaba por fazer uma reconciliação com a sua própria história depois do tema das lideranças no MPLA ter levantado vários debates na comunicação social e nas redes sociais em Angola .

João Lourenço é o quinto presidente do MPLA e o terceiro Presidente desde a independência de Angola a 11 de Novembro de 1975.

One Comment

Deixe o seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Botão Voltar ao Topo

Discover more from Vivências Press News

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading