DestaquesEconomia

Novo chefe da missão do FMI em Angola apresentado em Luanda

Uma missão do Fundo Monetário Internacional (FMI) começa a trabalhar em Angola na terça-feira, prevendo a apresentação do novo chefe da missão da instituição para o país, Mario de Zamaroczy, que vai também negociar o programa de assistência técnica.

De acordo com informação disponibilizada hoje pelo Ministério das Finanças angolano, o economista de nacionalidade francesa assume as funções de chefe da missão de supervisão económica para Angola, junto do Departamento Africano do FMI em Washington, substituindo no cargo o brasileiro Ricardo Velloso.

Durante uma semana, até 02 de julho, Mario de Zamaroczy tem previstos encontros com as autoridades nacionais, em Luanda, “com o objetivo de apresentar-se e aprofundar o seu conhecimento, em particular, dos grandes objetivos dos programas e políticas do governo”, acrescentou o Ministério das Finanças.

A missão também aproveitará para “atualizar as projeções macroeconómicas que servirão de base às negociações” do “programa acordado com Angola”, sendo por isso acompanhado nesta missão por Anne Marie Gulde-Wolf, diretora-adjunta do Departamento Africano e encarregada de supervisionar os trabalhos do FMI em Angola.

O Governo angolano anunciou em fevereiro último ter solicitado um programa de apoio ao FMI para coordenação de políticas económicas, sem prever qualquer envelope financeiro associado. Na altura, o Ministério das Finanças esclareceu, em comunicado enviado à Lusa, que o programa em causa é instrumento de Coordenação de Políticas Económicas (Policy Coordination Instrument – PCI).

“Que é um programa não financiado, que o auxiliará [Governo angolano] na implementação das medidas contidas no seu Programa de Estabilização Macroeconómica, iniciado em janeiro do corrente ano, assim como servirá para o crescente aumento da credibilidade externa do nosso país com efeitos positivos na captação de Investimento Direto Estrangeiro”, lê-se na mesma informação.

O Governo angolano prevê aplicar até final do ano 109 medidas para melhorar as políticas fiscal, cambial e monetária, bem como garantir maior solidez ao setor financeiro, segundo o Programa de Estabilização Macroeconómica (PEM), apresentado em janeiro.

Para o efeito foram definidos 36 objetivos a atingir nas quatro áreas identificadas como de atuação prioritária, no quadro da crise económica e financeira que afeta Angola, casos da Política Fiscal, da Política Cambial (Indicadores e funcionamento do mercado de divisas), da Política Monetária (Gestão da inflação e da Liquidez na Economia), e Setor Financeiro (Solidez e robustez dos bancos).

Uma das medidas mais emblemáticas em preparação pelo Governo, que já deverá integrar o Orçamento Geral do Estado em 2019, prevê a adoção do regime de Imposto de Valor Acrescentado (IVA) em Angola.

Mario Zamaróczy é assessor do Departamento Africano do FMI e recentemente foi diretor do Centro Regional de Assistência Técnica da África Oriental, em Dar es Salaam, Tanzânia.

Antes foi chefe de missão do FMI para o Benim, Camarões, República Democrática do Congo e nas instituições regionais da Comunidade Económica e Monetária da África Central.

Fonte: Lusa

Deixe o seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Botão Voltar ao Topo

Discover more from Vivências Press News

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading