DestaquesSociedade

ONU alerta que Angola e Moçambique estão em risco de enfrentar crises alimentares

O número de pessoas que enfrentam insegurança alimentar pode duplicar devido à pandemia de covid-19, passando de 135 milhões de pessoas no fim de 2019 para 265 milhões no fim do ano corrente. 

A conclusão faz parte do Relatório Global de Crises Alimentares, publicado pelo Programa Mundial de Alimentação, PMA, Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura, FAO, e outros parceiros. 

Motivos

O relatório apresenta a escala de insegurança alimentar em cinco fases: mínima, stresse, crise, emergência e fome. 

Em 2019, por comparação com 2018, mais de 5 milhões de pessoas estavam nas últimas três fases. A maioria, cerca de 77 milhões, vivia em países afectados por conflitos. As mudanças climáticas eram responsáveis pela situação de 34 milhões de pessoas e as crises económicas responsáveis por 24 milhões.

As piores crises eram no Iémen, República Democrática do Congo, Afeganistão, Venezuela, Etiópia, Sudão do Sul, Síria, Sudão, Nigéria e Haiti. Estes dez países eram responsáveis por 66% da população total afectada.

Países lusófonos

O relatório do PMA destaca uma lista de 35 países onde a situação é mais grave, e nestes incluem-se Angola e Moçambique. 

A situação mais preocupante é Moçambique. Com uma população total de 27,9 milhões, 1,7 milhão de pessoas estavam nas últimas três fases de insegurança alimentar, cerca de 1,4 milhão em situação de crise e 265 mil em situação de emergência. 

Mais de 67 mil crianças com menos de 5anos sofriam de desnutrição grave e 42,6% tinham problemas de crescimento. 

O ano passado, os ciclones Idai e Kenneth destruíram plantações e aumentaram o preço dos alimentos, agravando a crise alimentar que o país já enfrentava. Em 2020, as agências internacionais esperam que os números se mantenham, devido à seca e às cheias.

Já em Angola, a insegurança alimentar aumentou devido à seca nas províncias do Sul e ao afluxo de refugiados da República Democrática do Congo.

No país com 31,8 milhões, mais de 562 mil pessoas foram afectadas. Cerca de 272 mil viviam em situação de crise e 290 mil em emergência.  Mais de 8% das crianças com menos de 5 anos sofriam de desnutrição grave e quase 30% tinham problemas de crescimento.

Em 2020, a melhoria das condições de seca deve ajudar as pastagens e aumentar as perspectivas de produção agrícola. 

A pandemia que agrava a situação

Os dados do relatório foram recolhidos antes da pandemia de covid-19. Em 2020,  a situação “é particularmente preocupante devido às previsões da evolução da pandemia”.

O declínio na actividade económica provavelmente diminuirá os orçamentos nacionais e os das famílias. A situação alimentar pode continuar a piorar, mas a magnitude das consequências ainda não é conhecida.

O relatório afirma que “a maioria dos países mencionados não tem meios para realizar actividades humanitárias de resposta à pandemia e, ao mesmo tempo, proteger e apoiar os meios de subsistência dos seus cidadãos”.

Os autores do documento alertam que os doadores internacionais “podem considerar cada vez mais difícil dar prioridade à ajuda no exterior quando as situações sociais e económicas dos seus países também estão a ser muito afectadas”. Apesar disso, o relatório afirma que os Estados-membros cobertos pelo estudo “não devem ser obrigados a escolher entre salvar vidas e salvar meios de subsistência”.

Fonte: ONU News

Deixe o seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Botão Voltar ao Topo

Discover more from Vivências Press News

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading