DestaquesMundo

Presidente de Itália em visita de Estado a Angola de 05 a 07 de Fevereiro

O Presidente de Itália, Sérgio Mattarella, vai efectuar uma visita oficial de três dias a Angola, a convite do homólogo angolano, João Lourenço, disse hoje à agência Lusa fonte da Casa Civil do Presidente da República.

O jornal italiano Il Messaggero avança que no dia 06 de Fevereiro, Sérgio Mattarella manterá um encontro oficial no Palácio da Cidade Alta com o seu homólogo angolano, João Lourenço .

No dia 07 de Fevereiro, o Presidente italiano visitará a Assembleia Nacional, onde deverá fazer um discurso solene na presença de deputados e membros do Executivo angolano.

“Angola espera a colaboração de Itália para diversificar a economia e reduzir a sua dependência do petróleo”, disse Florêncio de Almeida, embaixador de Angola na Itália.

A Itália tem desde 1980 uma forte relação empresarial com Angola, sobretudo no domínio do petróleo, com a petrolífera ENI, em parceria com a Sonangol, a explorar vários blocos em águas profundas no “offshore” angolano.

Primeiro país da Europa ocidental a reconhecer Angola como país independente, em Fevereiro de 1976, ano em que os dois Estados estabeleceram relações diplomáticas, Itália tem também interesses no domínios da agricultura, defesa, turismo e finanças.

A última visita de um alto representante do Estado transalpino a Angola aconteceu em Novembro de 2017, com a deslocação do então primeiro-ministro italiano, Paolo Gentiloni, substituído em 2018 por Giuseppe Conte.

Antes de Gentiloni, Matteo Renzi, também chefe do Governo italiano, visitou Angola em Julho de 2014.

Fonte: Lusa

Deixe o seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Botão Voltar ao Topo

Discover more from Vivências Press News

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading