DestaquesEconomia

Rússia e Angola negoceiam um novo satélite – AngoSat-2

Ainda sem sinal do AngoSat-1, cuja avaliação final foi marcada para este mês de Abril, Angola e Rússia já estão a negociar a criação de um novo satélite – o AngoSat-2 -, processo que deverá acabar no final de Maio, avança a imprensa russa.
Desde Janeiro que a morte do AngoSat-1 parece provável e, como tal, a partir de Fevereiro Angola e Rússia começaram a discutir a sua substituição pelo AngoSat-2, processo que deverá terminar no final do próximo mês de Maio.
A informação é avançada pela imprensa russa, que cita fontes da indústria espacial.
Embora a agência noticiosa Tass lembre que o diagnóstico final do primeiro satélite angolano continua em curso, o jornal Izvestia adianta que “está claro para todos que o satélite está morto desde Janeiro”.
De acordo com a mesma fonte, os pressupostos sobre os quais vai assentar a criação do AngoSat-2 motivaram já, no final de Fevereiro, o envio de uma delegação angolana à Rússia.
Conforme o Novo Jornal Online noticiou no início de Fevereiro, diante da inoperacionalidade do AngoSat-1, os russos têm de fornecer a Angola um novo satélite, e a custo zero.
A obrigação decorre do contrato assinado entre o Ministério das Telecomunicações e Tecnologias de Informação e a Rosoboronexport, empresa russa responsável pelas exportações militares do país.
Interesses angolanos estão salvaguardados, garante ministro
Segundo o compromisso, citado pelo jornal russo “Kommersant”, o Angosat-1 está coberto por um seguro de 121 milhões de dólares – valor assumido em partes iguais pelas empresas SOGAZ e VTB – montante suficiente para garantir a sua construção sem nenhum rombo nas contas da RSC Energia, empresa que lidera o consórcio russo responsável pela construção do engenho.
Embora os 121 milhões de dólares sejam quase metade dos 320 milhões investidos por Angola no AngoSat-1, a verba deverá ser suficiente para garantir o AngoSat-2, calcula a imprensa russa, tendo em conta que as despesas com as infra-estruturas já foram realizadas.
Entretanto, também o ministro das Telecomunicações e Tecnologias de Informação, José Carvalho da Rocha, salvaguardou que a parte angolana não sairá prejudicada porque o acordo acautela os interesses do país.
“O contrato prevê todos os extremos e, nesta indústria, todos os riscos são acautelados, desde a construção, lançamento e transporte. Todas essas etapas estão asseguradas”, assegurou o governante, em Fevereiro, em entrevista ao Novo Jornal Online.
Já depois disso, o secretário de Estado das Telecomunicações e Tecnologias de Informação, Manuel Homem, adiantou que, durante este mês de Abril, haverá um encontro das equipas técnicas, para definição dos procedimentos de utilização do satélite.
Lançado a 26 de Dezembro passado no cosmódromo de Baikonur, no Cazaquistão, o AngoSat-1 evidencia problemas de funcionamento desde as primeiras horas.
Fonte: Voa

Deixe o seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Botão Voltar ao Topo

Discover more from Vivências Press News

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading