DestaquesDiplomacia

EUA e Angola promovem encontro de cooperação bilateral

Angola e os Estados Unidos da América analisaram na terça-feira passada, 26 de Abril, em Luanda, o estado da cooperação bilateral nos mais variados domínios.

Os dois países vivem um bom momento de Intercâmbio das suas relações bilaterais que abrangem os vários domínios da vida política, diplomática, económica, social e cultural.

Sua Excelência Tulinabo S. Mushingo, Embaixador Extraordinário e Plenipotenciário dos Estados Unidos da América em Angola, foi a sede da diplomacia angolana, falar com Sua Excelência Embaixador Téte António, Ministro das Relações Exteriores da República de Angola, sobre o aprofundamento de outras áreas de cooperação entre os dois países.

O encontro entre as duas individualidades serviu para as partes falarem do alargamento da parceria estratégica bilateral, entre a República de Angola e os Estados Unidos da América, além de trocas de visitas, de mais alto nível, entre os dois países, a realizar-se no decorrer do presente ano económico.

O Embaixador dos Estados Unidos em Angola aproveitou a ocasião para dar a conhecer ao chefe da diplomacia angolana da vinda, brevemente, à Angola, de Sua Excelência Wendy Sherman, Subsecretária de Estado dos EUA e da Senhora Molly Phee, Secretária de Estado Adjunta para os Assuntos Africanos.

Angola é o terceiro maior parceiro comercial dos EUA na África Subsaariana devido, sobretudo, à exportação de petróleo.

As trocas comerciais entre Angola e os Estados Unidos da América atingiram, até Novembro de 2019, cerca de 1,4 mil milhões de dólares.

Em 2019, as importações provenientes dos EUA totalizaram 488 milhões de dólares, com destaque para o frango e carnes diversas, com um valor de 143 milhões de dólares, seguido do sector de peças para maquinaria pesada, com 59 milhões de dólares, motores de avião e outros produtos (cerca de 33 milhões de dólares).

O valor restante foi aplicado na importação de filtros, peças, moldes, plásticos e produtos diversos.

A promoção de recursos não petrolíferos do país e a captação do investimento estrangeiro directo constituem os principais pilares que têm norteado a cooperação o quadro da diplomacia económica defendida pelo Governo angolano.

A audiência que Sua Excelência Embaixador Téte António, Ministro das Relações Exteriores da República de Angola, concedeu ao Embaixador dos Estados Unidos da América, foi presenciada pela Ministra Conselheira Luzia Dias dos Santos *, Chefe de Departamento do Desk América da Direcção América do MIREX e pelo Consultor do Ministro das Relações Exteriores *Márcio Burity.

Deixe o seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Botão Voltar ao Topo

Discover more from Vivências Press News

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading