DestaquesSociedade

Angola com escassez de vacinas que protegem crianças contra a tuberculose

Angola regista uma escassez da vacina BCG, administrada aos recém-nascidos para protegê-los contra a tuberculose, assumiu hoje o secretário de Estado da Saúde Pública angolano, José Cunha, um problema que pode ser superado “ainda na próxima semana”.
De acordo com o governante, entrevistado hoje pela rádio pública angolana, a carência da BCG constitui um problema, “mas não por muito tempo”, garantindo estarem a ser envidados esforços para resolver o problema.

“Há, de facto, uma falta da vacina do BCG e, como se sabe, essa vacina é extremamente importante, porque é ela que protege a criança contra a tuberculose logo à nascença, ou seja, é administrada logo ao recém-nascido”, afirmou.

José Cunha adiantou ainda que os “esforços” dos ministérios da Saúde e das Finanças vão permitir obter vacinas “o mais rápido possível”.

“Há esforços na relação entre esses dois ministérios e acreditamos que, até à próxima semana, provavelmente as coisas se resolvam”, indicou.

O secretário de Estado da Saúde Pública de Angola admitiu ainda que, caso o Ministério das Finanças não disponibilize atempadamente o montante para aquisição da vacina BCG, o “fornecedor poderá dar as vacinas a crédito”.

“O fornecedor, como é internacional, também está já habituado às nossas solicitações”, concluiu.

Fonte: Lusa

Deixe o seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Botão Voltar ao Topo

Discover more from Vivências Press News

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading