DestaquesEconomia

Angola vai gastar 283 Milhões de Dólares na modernização e manutenção dos caminhos de ferro

Angola vai gastar 283 Milhões de Dólares na modernização dos caminhos de ferro no país, com a aquisição de 10 novas locomotivas à Alemanha e China, e a construção de um parque oficinal para manutenção, segundo os três contratos assinados hoje.

Os três contratos foram hoje assinados pelo Instituto Nacional dos Caminhos de Ferro de Angola (INCFA) e(CFL) e as partes envolvidas, Alemanha e China, que vendem as locomotivas por 170 milhões de dólares, e Espanha, que vai financiar a construção da oficina em 97 milhões de euros, cuja primeira pedra foi hoje depositada simbolicamente em Catete, município de Icolo e Bengo, na província de Luanda.

Na cerimónia, que contou com a presença do ministro dos Transportes angolano, Ricardo de Abreu, o embaixador de Espanha em Angola, Manuel Ruigómez, avançou que as oficinas serão apetrechadas com material tecnológico de ponta e que vão permitir a criação de mais de 100 postos de trabalho diretos e indiretos e vão beneficiar sobretudo a rede da CFL.

Por outro lado, o contrato para a aquisição das 10 novas locomotivas à Alemanha e à China foi assinado pelo INCFA e pelo consórcio de empresas Andrade Gutierrez e Zagope Angola.

Além da aquisição, o acordo prevê também a prestação de assistência técnica por dois anos, designadamente na manutenção do material, formação de maquinistas e de pessoal das operações de manutenção dos equipamentos das oficinas, bem como a respetiva organização do parque.

Não foi adiantado o calendário de chegada das locomotivas.

As novas locomotivas, que vão juntar-se às 102 atualmente existentes, vão circular no troço Bungo/Baia do Caminho-de-Ferro de Luanda e têm, em conjunto, capacidade para transportar 7.000 passageiros.

O Governo angolano adquiriu, desde 2007, 102 novas locomotivas, tendo 23 sido compradas à China, e 79, de um total de 100, à norte-americana General Eletric, que terá ainda de entregar 21.

Ao discursar na cerimónia, o diretor do consórcio entre a Andrade Gutierrez e a Zagope Angola, Júlio Oliveira, disse tratarem-se de locomotivas modernas e bidirecionadas, com quatro carruagens, duas delas automotoras e as restantes transportadoras, com uma velocidade máxima de 100 quilómetros por hora.

Por seu turno, o administrador do Caminho-de-Ferro de Luanda, Abel Lopes, avançou que a futura aquisição vai promover melhorias no serviço ferroviário e a resolução de problemas que enfrenta o setor.

Angola conta com uma rede ferroviária de quase 2.700 quilómetros, que está a ser reabilitada em todo o país.

A rede ferroviária de Angola é definida por três linhas estruturais: a linha do Caminho-de-Ferro de Benguela (entre o Lobito e o Luau, numa extensão total de 1.340 quilómetros), linha do Caminho-de-Ferro de Luanda (entre Baia e Malanje, 445 km), e a Linha do Caminho-de-Ferro de Moçâmedes (entre Namibe e Menongue, 860 km).

Fonte: Lusa

Deixe o seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Botão Voltar ao Topo

Discover more from Vivências Press News

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading