Destaques

Avaliação da banca deverá trazer poucas novidades, garante governador do BNA

O processo de avaliação em curso a 12 bancos do sistema financeiro deverá trazer poucas novidades, disse recentemente o governador do Banco Nacional de Angola (BNA), que mencionou a possibilidade de um ou outro banco ter de reforçar capitais.

José de Lima Massano, ao intervir na semana passada na conferência internacional Angola Petróleo e Gás 2019, recordou os esforços que o BNA tem estado a desenvolver no sentido de fortalecer a banca comercial do país, “actualmente a principal financiadora da economia”.

O governador, que não indicou quando ficará concluído o processo de avaliação, adiantou que, “do ponto de vista dos rácios de solvabilidade”, o sistema, composto neste momento por 26 bancos, “é saudável, tendo em conta que o rácio regulamentar é de 10% e a banca apresenta uma média de 30% “.

O responsável anunciou, por outro lado, a chegada ainda este mês a Luanda de uma delegação da Reserva Federal dos Estados Unidos da América para averiguar se as autoridades angolanas aplicaram as medidas necessárias para que Angola volte a contar com a correspondência bancária a partir do sistema bancário norte-americano.

José de Lima Massano afirmou igualmente que os problemas estão a ser ultrapassados, uma vez que o BNA definiu um conjunto de regras e de acções que a banca comercial está a seguir de forma eficaz.

A falta de acesso aos dólares levou o BNA a efectuar os seus leilões em euros, que passou a servir de referência para determinar a cotação do kwanza face a um cabaz de moedas, incluindo o dólar.

O governador do BNA recordou essa realidade, quando entre 2015 e 2016 os correspondentes bancários em moeda norte-americana deram por finda a relação com o sistema bancário angolano, mas garantiu que isso está a ser “ultrapassado” com a recuperação da confiança.

Fonte: Macauhub.

Deixe o seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Botão Voltar ao Topo

Discover more from Vivências Press News

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading