DestaquesMundo

China inaugura novo aeroporto internacional e maior terminal do mundo

A abertura ocorre nas vésperas da celebração dos 70 anos da fundação da República Popular da China. O primeiro voo teve como destino Cantão, capital da província de Guangdong, segundo a imprensa local.

Erguido no extremo sul da cidade, o Aeroporto Internacional de Pequim Daxing foi construído em menos de cinco anos e está projectado para receber 72 milhões de passageiros por ano.

O investimento total que inclui terminal, estação de alta velocidade, vias rodoviárias e infraestruturas em torno do aeroporto, ascende a 400.000 milhões de yuans (52,5 bilhões de euros).

O principal aeroporto da capital chinesa, situado no norte da cidade, é o segundo mais movimentado do mundo e o volume de passageiros está próximo do seu limite de capacidade. Em 2018, pela primeira vez, excedeu os 100 milhões de passageiros anuais.

Com cinco andares e uma área conjunta de 103 quilómetros quadrados, o Aeroporto de Daxing é também o primeiro a incorporar dois andares dedicados exclusivamente à chegada de passageiros (um para voos domésticos e outro para voos internacionais), e outros dois para partidas.

É também o primeiro aeroporto do mundo a abrigar uma estação ferroviária de alta velocidade abaixo da sua superfície.

A falecida arquitecta iraniana-britânica Zaha Hadid projectou o aeroporto, que tem a forma de uma fénix.

O aeroporto fica a cerca de 45 quilómetros do centro de Pequim.

Fonte: Lusa.

Deixe o seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Botão Voltar ao Topo

Discover more from Vivências Press News

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading