DestaquesEconomia

Crise adia projectos imobiliários em Angola

A economia angolana continuou a sentir várias dificuldades derivadas da crise no país durante o ano de 2018. Dificuldades materializadas no financiamento ou na flutuação cambial que continuam a adiar vários projectos imobiliários no país.

A conclusão faz parte de uma análise recente da consultora Colliers International. Segundo o relatório Angola Snapshop, o novo Executivo tem vindo a lançar algumas reformas para a solidificação e diversificação da economia, diminuindo o grau de dependência da indústria petrolífera, o que tem criado expectativas positivas junto dos empresários.

No mercado de escritórios, o abrandamento da economia resultou na reestruturação de muitas economias, que reduziram os seus quadros e a área ocupada. O stock disponível continua a superar a procura e a pressionar as rendas em baixa nos 50 a 80 dólares por metro quadrado no CBD de Luanda , a uma yeld de 14% a 16%.

Na habitação e na hotelaria regista-se também uma redução da procura em Angola, sobretudo dos expatriados, com a saída de várias empresas do país nos últimos anos. Uma casa em Luanda tem um custo de 3.200 a 6.000 dólares por metro quadrado actualmente, e de 2.000 a 4.500 dólares em Talatona .

Na hotelaria, apesar de uma redução da ocupação, nota positiva para os preços, que se apreciaram nominalmente, devido à flutuação cambial.

Segundo a Colliers , o ano foi fraco em termos de investimento imobiliário, nomeadamente devido aos constrangimentos no financiamento e à escassez de divisas, o que limitou o avanço destes novos projectos .

Fonte: Público.

Deixe o seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Botão Voltar ao Topo

Discover more from Vivências Press News

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading