DestaquesEconomia

Embaixadora de Angola em Itália apela ao investimento em energias renováveis

A embaixadora angolana em Itália, durante uma vídeo-conferência organizada pela Câmara de Comércio Angola-Itália, defendeu a realização de acções conjuntas, no âmbito da cooperação entre os dois países, para a captação de investimentos no sector das energias renováveis.

Sob o lema “Energias Renováveis e Oportunidades de Investimento do Sector Privado em Angola”, os oradores da conferência manifestaram disponibilidade e interesse em investir no País, assim sejam criadas as necessárias condições.

Para a embaixadora angolana, “este evento acontece num momento em que a cooperação entre os dois países ganha novos espaços, em particular na região de Caraculo (Namibe), onde está em fase de implementação o projecto de uma central fotovoltaica de 50 MWp, ligada à rede de transmissão do Sul de Angola, no âmbito de um acordo de concessão assinado entre a Sonangol e a italiana ENI”.

Segundo a diplomata, a iniciativa enquadra-se na estratégia de Angola para o sector da electricidade, destinada a promover energias renováveis, reduzir o consumo de gasóleo e custos operacionais, bem como as emissões de gases de efeito estufa em cerca de 20 mil tCO2eq por ano.

As oportunidades para o sector privado

Fátima Jardim disse que “as oportunidades do sector privado no pós-Covid-19 podem acelerar os aspectos do desenvolvimento sustentável, com o relançamento da economia e proporcionar novas soluções, pois, Angola tem opções estratégicas bem definidas, de acordo com a sua Agenda Nacional de Desenvolvimento”.

Nessa perspectiva, a diplomata afirmou que o Governo tem trabalhado na promoção do desenvolvimento sustentável através do uso de energias limpas e renováveis, reiterando necessidade de continuar a parceria com a Câmara de Comércio Angola-Itália e as entidades italianas, no âmbito da diversificação do sector energético.

A embaixadora espera ser possível trabalhar no sentido da estabilidade económica e social mediante a acção de diversas entidades, nomeadamente as câmaras de comércio, a classe empresarial e parcerias público-privadas.

Fátima Jardim reforçou o convite aos empresários italianos para visitarem o País e, assim, conhecerem in loco todas as suas potencialidades.

Mário Cabrini e Hélder Cardoso, presidente e o vice-presidente da Câmara de Comércio Angola-Itália, respectivamente, enalteceram as contribuições dos participantes, destacando a posição de Angola entre os países alvo de investimentos de grande impacto.

Na conferência participaram o presidente do Conselho de Administração da AIPEX, António Henriques da Silva, Marino Bulles e Serafim Silveira, representantes do Ministério da Energia e Águas, Giza Martins Gaspar, do Ministério da Cultura, Turismo e Ambiente, Túlio Cravo, do Banco Africano de Desenvolvimento (BAD), além do novo embaixador de Itália em Angola, Cristiano Gallo, entre outros representantes do sector privado italiano.

Com Jornal de Angola

Deixe o seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Botão Voltar ao Topo

Discover more from Vivências Press News

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading