DestaquesEconomia

Endividamento do Estado será o maior motor de crescimento dos bancos em Angola

A BMI Research considera que o endividamento interno do Governo de Angola será o principal motor do crescimento do setor bancário no país, devido à depreciação da moeda.

A consultora BMI Research considerou hoje que o endividamento interno do Governo de Angola será o principal motor do crescimento do setor bancário no país, devido à depreciação da moeda e à política monetária restritiva.

“Apesar da melhoria das condições económicas e das tentativas das autoridades para reduzir a má dívida detida pelos bancos angolanos, o crescimento do crédito vai continuar a enfrentar dificuldades devido à depreciação da moeda e à política monetária restritiva”, escrevem os analistas da BMI numa análise ao setor bancário angolano.

Na análise, enviada aos investidores e a que a Lusa teve acesso, os analistas concluem que “o endividamento do Governo será, assim, o principal motor do crescimento dos ativos bancários nos próximos dois anos”.

A recuperação do setor, que enfrentava no final do ano passado um volume de crédito malparado na ordem dos 30%, “será lenta e trabalhosa”, apesar de a aceleração da economia fornecer alguma melhoria às condições de funcionamento deste setor, dizem os analistas.

As previsões dos analistas apontam para um crescimento do crédito concedido da ordem dos 3% este ano e 4,5% em 2019, enquanto o volume de depósitos deve crescer 3% e 5% neste e no próximo ano.

A BMI Research antecipa que “o Governo vai continuar a endividar-se no setor bancário nacional para financiar uma parte do défice orçamental e isto vai ajudar a impulsionar o crescimento de ativos para uma taxa de 5% neste ano e de 6% em 2019”.

Fonte: Lusa

Deixe o seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Botão Voltar ao Topo

Discover more from Vivências Press News

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading