DestaquesPolítica

João Lourenço aperta cerco a fortunas angolanas

O Presidente da República, João Lourenço, tem um plano para recuperar os milhões angolanos dispersos em grandes fortunas pelo Mundo, que poderá passar pela cativação forçada de contas e activos, muitos deles pertencentes a antigos responsáveis do Governo de José Eduardo dos Santos e seus familiares.

Casos de Isabel dos Santos, Leopoldino Fragoso do Nascimento “Dino” e de Hélder Vieira Dias “Kopelipa” , este último teria alegadamente, mais de 400 milhões de euros em Portugal.

Numa grande entrevista ao Expresso, publicada ontem, o líder angolano frisou que “processo será longo” e seguramente não terminará em Janeiro de 2019, fim da moratória de seis meses concedida para a repatriação voluntária dos capitais. Angola estima que 24 mil milhões de euros estejam no estrangeiro.

Mas João Lourenço garantiu que “o cerco está a ser apertado” para descobrir ” os esconderijos do dinheiro de Angola”. Para o efeito serão feitos “acordos judiciários com outros Estados, como o que se fez com Portugal”, anunciou.

João Lourenço revelou que está já em curso um trabalho “com as polícias, serviços secretos, as unidades de informação financeira e os bancos estrangeiros” para chegar às fortunas escondidas.

A Assembleia Nacional aprovou no dia 13 do corrente mês uma lei para repatriamento coercivo de capitais no âmbito do combate à corrupção, que é a bandeira de João Lourenço.

A caça às fortunas prende-se com o facto de muito desse dinheiro ter sido desviado dos cofres do Estado ou não ter sido declarado em Angola segundo a legislação vigente.

Fonte: CM

One Comment

  1. O homem vai ter de trabalhar muito para que isso se torne realidade uma vez que de forma voluntaria os mesmos tiveram coragem de ficar calados e nada dizer.

Deixe o seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Botão Voltar ao Topo

Discover more from Vivências Press News

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading