DestaquesPolítica

João Lourenço defende industrialização de África

O Presidente da República, João Lourenço, defendeu nesta terça-feira, em Abu Dhabi, Emirados Árabes Unidos (EAU), a “abolição do analfabetismo”, bem como maior aposta na electrificação e industrialização do continente africano.

Segundo o Chefe de Estado angolano, a industrialização do continente vai evitar a contínua perda de mão-de-obra qualificada, quadros superiores, cientistas e investigadores.

Em discurso na Cimeira sobre Futuro Sustentável, João Lourenço afirmou que a aposta irá impedir que as obras de artes e outras riquezas continuem a sair do continente em condições desfavoráveis e sem criar, nos países de origem, valor acrescentado e postos de trabalho.

Na cimeira, enquadrada na semana de sustentabilidade de Abu Dhabi, o estadista disse que, paradoxalmente, África, apesar de ser a maior reserva de recursos naturais do mundo, tem menos capacidade de satisfazer as necessidades básicas das populações.

João Lourenço considerou fundamental atrair para África conhecimento, avanços da ciência, tecnologia, capital e investimento privado, para transformar localmente as matérias-primas.

Com isso, o Chefe de Estado espera que se criem mais riqueza, bem-estar, emprego e oportunidades de crescimento.

É nessa esteira que o Presidente angolano declarou que vê o futuro de África com optimismo e entende que o sonho de desenvolver o continente é realizável.

A esse respeito, fez referência à experiência de outros continentes como a Ásia, que em meio século, passou de importador para exportador, competindo com os países do Primeiro Mundo.

Apontou também o exemplo dos Emirados Árabes Unidos e outros países do Golfo Pérsico, de como a boa utilização das receitas do petróleo pode ajudar na diversificação das economias.

O estadista angolano defendeu, para África, um desenvolvimento sustentável que respeite e preserve a natureza, em benefício do futuro da humanidade, privilegiando a utilização das fontes limpas e renováveis de energia.

Fonte: Angop

Deixe o seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Botão Voltar ao Topo

Discover more from Vivências Press News

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading