Operadoras telefónicas angolanas “atacadas” na última madrugada

kalola Store

A Vivências Press News apurou que as operadoras telefónicas móveis angolanas foram alvos de ataques de hackers na última madrugada. Os utentes das redes móveis angolanas foram surpreendidos com chamadas de, pelo menos, três números internacionais – entre eles ‭+263 7 83151837 e ‭+263 7 83514183 – e o Ministério das Telecomunicações, Tecnologia de Informação e Comunicação Social, através do Instituto Angolano das Comunicações (INACOM), alerta os cidadãos nacionais a não devolverem as chamadas para os referidos contactos telefónicos.

“O ataque também conhecido como ‘toque e foge’, é uma fraude económica, que visa, essencialmente, atrair os utilizadores a retornar a chamada de telefone, com o objectivo de arrecadar receitas pelas chamadas internacionais. Trata-se de um fenómeno que afecta a indústria essencialmente de telefonia móvel em vários países”, lê-se no comunicado do INACOM.

As autoridades angolanas começaram a tratar desta situação logo que tomaram conhecimento, junto das operadoras, com particular destaque a Unitel, tendo já sido tomadas medidas de controlo da situação.

No comunicado, o INACOM tranquiliza os utilizadores das redes móveis e afirma que “não há o risco de roubo de informações ou dados pessoais, e apela a todos os utilizadores a não atender, nem retornar chamadas internacionais para números desconhecidos”.

Por Lassalete de Almeida

Deixe o seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.