DestaquesMundo

Portugal: Nomeações familiares forçam terceira saída do Governo

É a terceira saída no Governo português causada pelas relações familiares: João Ruivo, marido da secretária de Estado da Cultura Ângela Ferreira, pediu a demissão de técnico especialista da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Regional.

a A nomeação e exoneração foram publicadas no mesmo dia.

A Secretaria de Estado do Desenvolvimento Regional confirma a saída mas descarta que esta tenha sido causada pelo facto de a mulher estar também no Governo.

João Ruivo foi nomeado a 28 de Março, menos de seis meses depois de Ângela Ferreira ter entrado para o Governo, e acabou por ficar apenas 13 dias no cargo.

O técnico não tinha qualquer formação universitária concluída e encontrava-se inscrito, desde o ano passado, numa licenciatura de Gestão Autárquica.

O Presidente da República portuguesa não quis comentar esta saída. Contudo, Marcelo Rebelo de Sousa rejeitou estar a condicionar a nova lei sobre a nomeação de familiares ao avançar com uma proposta específica para Belém.

A iniciativa é mais restritiva do que a do PS: proíbe a nomeação de familiares até ao sexto grau, face ao quarto grau dos socialistas.

Rui Rio, líder do PSD, diz que o que vê “é o Governo a meter os pés pelas mãos, a tentar limpar-se de qualquer maneira”.

Fonte: CM.

Deixe o seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Botão Voltar ao Topo

Discover more from Vivências Press News

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading