DestaquesPolítica

Rafael Marques: Angola tem de alterar “Constituição bonapartista” para ser uma democracia

O activista angolano Rafael Marques defendeu, em Bruxelas, a necessidade de se alterar a “Constituição bonapartista” angolana para haver uma verdadeira transição democrática no país.

O ativista angolano Rafael Marques defendeu esta terça-feira, em Bruxelas, a necessidade de se alterar a “Constituição bonapartista” angolana para haver uma verdadeira transição democrática no país.

“Temos uma Constituição bonapartista em que o Presidente [da República, João Lourenço] tem poderes imperiais, praticamente ditatoriais e absolutos”, disse Rafael Marques à Lusa.

“Enquanto não se reformar a Constituição, enquanto não se devolver o poder às instituições do Estado, poderemos apenas contar por um ano ou dois, no máximo, com a boa vontade do Presidente”, adiantou.

Angola, sublinhou, precisa de “estruturas de Estado fortes, que sobrevivam aos líderes e que possam regular o comportamento da sociedade e proteger todos os cidadãos”.

Neste momento, acrescentou o também jornalista, há que aproveitar a “boa vontade” mostrada por João Lourenço e sugerir “um trabalho conjunto com o Presidente, com o MPLA, com todas as forças políticas e cívicas para que possamos mudar o curso do país”.

Rafael Marques participou terça-feira, em Bruxelas, num debate sobre democracia e boa governação, organizado pelo grupo S&D do Parlamento Europeu, que integra os eurodeputados eleitos pelo PS.

Fonte: Lusa

Deixe o seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Botão Voltar ao Topo

Discover more from Vivências Press News

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading