DestaquesMundo

Roman Abramovich obtém nacionalidade israelita

O bilionário russo Roman Abramovich, dono do clube de futebol inglês Chelsea, tornou-se cidadão israelita e deve mudar-se para Telavive, onde comprou uma propriedade, informou a imprensa local nesta segunda-feira, 28 de Maio.

O visto de Abramovich para o Reino Unido expirou há um mês, e as autoridades britânicas ainda não o renovaram.

Abramovich, de 51 anos, é considerado um dos homens mais ricos do Reino Unido desde que comprou o Chelsea, em 2003. Diante da demora na renovação do seu visto, o bilionário, que é judeu, teria entrado com o pedido para se tornar cidadão israelita.

Segundo o site do jornal israelita Yedioth Aharonoth, Abramovich chegou a Telavive nesta segunda-feira para pegar os documentos. A televisão israelita confirmou a concessão da cidadania. Segundo uma porta-voz do Ministério do Interior de Israel, o bilionário entrou com o pedido na embaixada de Israel em Moscovo.

Israel concede a cidadania para qualquer judeu que desejar se mudar para o país, e o passaporte costuma ser emitido logo após o pedido. Os cidadãos israelitas podem entrar no Reino Unido sem visto para estadas curtas, mas precisam de um visto para trabalhar no país.

Ainda não se sabe se o visto do bilionário foi rejeitado pelas autoridades britânicas nem se a demora na renovação está ligada à mudança na política de concessão de vistos. As autoridades britânicas não comentam o assunto.

A ausência do oligarca na final da Taça da Inglaterra, vencida pelo Chelsea no sábado passado, não passou despercebida.

O Reino Unido endureceu a política de concessão de vistos a oligarcas russos após o envenenamento do ex-espião russo Serguei Skripal na Inglaterra, em Março. O governo britânico acusa Moscovo pelo ataque. O Kremlin, no entanto, nega as acusações.

Fonte: DW

Deixe o seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Botão Voltar ao Topo

Discover more from Vivências Press News

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading