DestaquesEconomia

Sonangol lança concurso para fornecimento de combustíveis

A Sonangol, petrolífera estatal angolana, anunciou esta quarta-feira, 7, que pré-qualificou 27 empresas entre 34 avaliadas, para participarem no concurso internacional, limitado por convite, para a importação de combustíveis.

Uma nota da Sociedade Nacional de Combustíveis de Angola (Sonangol), a que tivemos acesso, refere que o concurso foi lançado no dia 1 de Abril, para a importação de combustíveis, com vista a suprir a procura interna de gasolina e gasóleo, no período entre 1 de Julho do corrente ano e 30 de Julho de 2022.

“Para a realização deste concurso foram avaliadas 34 empresas, das quais 27 foram pré-qualificadas. Este concurso resultará na seleção da(s) empresa(s) para a celebração do(s) contrato(s) de fornecimento de gasolina e gasóleo, na modalidade DAP – Delivery at Place, em Luanda, em substituição das entidades fornecedoras actuais, cujos contratos terminam a 30 de junho de 2021”, informa a nota.

Angola é produtora de petróleo, contudo, o sector de refinação tem apenas uma refinaria, com capacidade para refinar 65 mil barris de petróleo por dia, o que cobre apenas cerca de 20% do consumo de derivados de petróleo no País.

O remanescente é importado, significando um dispêndio avultado de divisas para o País. Para ultrapassar a situação o Governo traçou uma estratégia de construção de três novas refinarias, nomeadamente em Cabinda, Soyo e Lobito, e de modernização e optimização da Refinaria de Luanda.

Deixe o seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Botão Voltar ao Topo

Discover more from Vivências Press News

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading