DestaquesMundo

TAP vai ser nacionalizada, Estado e privados não se entenderam quanto ao empréstimo

A TAP vai ser nacionalizada. É o resultado da falta de acordo entre o Estado e os accionistas privados em torno do empréstimo de 1,2 mil milhões de euros à companhia aérea.

O Expresso sabe que a administração da Atlantic Gateway, empresa detida por David Neeleman e Humberto Pedrosa e que controla 45% da TAP, inviabilizou esta segunda-feira à noite a aprovação do empréstimo do Estado à companhia aérea, o que levou à ruptura com o Governo.

O diploma de nacionalização vai agora seguir para a Presidência do Conselho de Ministros.

A ruptura resultou do facto de David Neeleman ter recusado as condições impostas pelo Estado português para aprovar o empréstimo. O governo considera que a postura de Neeleman é inaceitável e como tal quer que ele saia da empresa. A permanência de Humberto Pedrosa como accionista foi um cenário admitido pelo governo que ainda poderá estar a ser contemplado no modelo de nacionalização que está em cima da mesa.

As negociações incidiram sobre uma cláusula que permite aos privados recuperarem o dinheiro que emprestaram à TAP através de prestações acessórias (227 milhões de euros) no caso de o Estado reforçar a sua posição accionista na empresa. O governo exigiu que essa cláusula caísse, Neeleman recusou, foi negociada uma redução desse montante mas mesmo assim a diferença de posições inviabilizou o acordo.

A TAP Air Portugal foi criada a 14 de Março de 1945 com o nome Transportes Aéreos Portugueses e é a companhia aérea de bandeira portuguesa, com sede em Lisboa e hub no Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa, Portugal. A companhia aérea nacional é membro integrante da Star Alliance.

(Em actualização)

Deixe o seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Botão Voltar ao Topo

Discover more from Vivências Press News

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading