Notícias

Angola eleita para Conselho de Direitos Humanos da ONU entre 2018 e 2020

Não se trata, contudo, de uma estreia: Angola já integrou o Conselho de Direitos Humanos (CDH) entre 2007 e 2010 e fez também parte do órgão que o antecedeu, a Comissão de Direitos Humanos.

Desta vez, obteve 187 em 193 votos (o número total de Estados membros da Assembleia-Geral da ONU), tendo a Nigéria (185 votos), o Senegal (188 votos) e a República Democrática do Congo (151 votos) sido eleitos para os outros três lugares reservados ao continente africano, sendo a maioria exigida de 97 votos.

Ao todo, a Assembleia-Geral da ONU preencheu hoje 15 lugares do CDH, que tem um total de 47 membros e sede em Genebra.

Esses lugares, para os quais os países foram eleitos por três anos, a partir de janeiro de 2018, estão geograficamente distribuídos da seguinte forma: quatro para África, quatro para a Ásia-Pacífico, dois para a Europa Oriental, três para a América Latina e dois para outros Estados.

Além dos quatro países africanos, os outros membros da Assembleia-Geral hoje eleitos foram: Afeganistão, Austrália, Chile, Eslováquia, Espanha, México, Nepal, Paquistão, Peru, Qatar e Ucrânia.

A eleição da República Democrática do Congo (RDCongo) para o órgão da ONU, suscitou forte oposição dos Estados Unidos e de organizações não-governamentais (ONG) que criticam os números do país nessa matéria.

“É um insulto às muitas vítimas de abusos cometidos pelo Governo congolês em todo o país”, condenou, em comunicado, a ONG Human Rights Watch.

“As forças de segurança governamentais são acusadas de serem responsáveis pela maior parte da violência na região do Kasai, e perto de 90 valas comuns foram encontradas, mostrando que a RDCongo não merece um lugar” neste Conselho, defendeu o diretor do HRW em Nova Iorque, Louis Charbonneau.

Hillel Neuer, Director executivo do observatório da ONU sediado em Genebra, disse que quando a ONU elege três países como a RDCongo, o Qatar e o Paquistão “como juízes mundiais dos direitos humanos é como fazer de um pirómano o chefe dos bombeiros municipais”.

Em julho, os Estados Unidos tinham criticado fortemente os países africanos que apoiaram a candidatura da RDCongo àquele órgão, afirmando que tal inflamaria mais ainda o conflito no país.

“Quando países do grupo de África apresentam a candidatura de um país como a República Democrática do Congo para que se torne membro do Conselho de Direitos Humanos, isso não enfraquece só esta instituição, mas alimenta também o conflito que provoca tanto sofrimento nesse continente”, sustentou, na altura, a embaixadora dos Estados Unidos na ONU, Nikki Haley, instando a que fossem propostos “candidatos credíveis”.

O CDH está a investigar as atrocidades cometidas na RDCongo pelas Forças Armadas e por milícias na região do Kasai.

Nikki Haley, que regressará em breve a Kinshasa, considerou o apoio à candidatura da RDCongo “uma falha imperdoável” na promoção dos direitos humanos nos países africanos e alertou que os Estados Unidos poderão abandonar o CDH se este continuar a eleger países violadores.

No ano passado, a eleição da Arábia Saudita e da China para o CDH, apesar das provas de violações dos direitos humanos, suscitou igualmente fortes críticas.

Fonte: Lusa

Deixe o seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Botão Voltar ao Topo

Discover more from Vivências Press News

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading