ComunidadesDestaques

Angola participa no Dia da Diversidade Cultural na Madeira

Angolanos, guineenses, moçambicanos, luso-venezuelanos e venezuelanos, russos e ucranianos são as nacionalidades que se farão representar, através do canto, da música e da dança, e igualmente através das tradições gastronómicas, este domingo, a partir das 12h, no Jardim Municipal, centro do Funchal.

Além do convívio entre si, os participantes querem estender a confraternização aos naturais da Madeira, terra que escolheram viver e na qual querem reforçar, através de iniciativas do género, a fraternidade, união e solidariedade.

A delegação angolana é encabeçada pelo vice-cônsul para as Comunidades, Mário Silva , e dela fazem parte representantes da Associação dos Angolanos na Madeira (Arco Angolano), Associação Cultural e Recreativa dos Africanos na Madeira (ACRAM), o grupo de música tradicional angolana Jovens do Hungo .

Na segunda-feira, 24 de Junho, será feita a entrega oficial de exemplares de livros de vários autores angolanos a Universidade da Madeira, uma oferta do Sector Cultural da Embaixada de Angola em Portugal

Gastronomia angolana presente

A gastronomia angolana marcará presença no evento, com uma equipa liderada pela cozinheira Josefa Pedro, que após participações em eventos do género nos Açores e em Castelo Branco, promete partilhar com os madeirenses os prazeres da gastronomia angolana.

Este é mais um desafio em nome da promoção da gastronomia angolana. Em 2017 tive a primeira experiência nos Açores, há duas semanas estive no festival Sabores de Perdição, em Castelo Branco, e agora estou aqui no Funchal. Vamos mostrar aos madeirenses e à comunidade angolana residente no Funchal alguns dos pratos típicos da nossa terra

A primeira participação oficial resulta de um convite endereçado pelas autoridades da região autónoma da Madeira ao Consulado-Geral de Angola em Lisboa, no âmbito do reforço da cooperação bilateral.

“Recebemos com muito agrado o convite que nos foi endereçado pelo Governo Regional da Madeira e faremos uma apresentação artigos e peças culturais de Angola. Entendemos que era importante mostrar aos madeirenses a nossa riqueza e diversidade gastronómica, os Jovens do Hungo representam na plenitude a música tradicional angolana e por isso também fazem parte da comitiva. Temos uma comunidade bastante representativa e bem inserida na sociedade madeirense, razão pela qual agendamos um jantar de confraternização e auscultação com os seus representantes. A literatura também vai marcar presença com uma oferta simbólica de livros de autores angolanos à Universidade da Madeira”, disse Mário Silva, vice-cônsul para as Comunidades.

O Dia Mundial da Diversidade Cultural para o Diálogo e para o Desenvolvimento e Dia de África, assinalados no fim do mês passado, são o pretexto para esta iniciativa do Centro das Comunidades Madeirenses e Migrações, organismo da Secretaria Regional de Educação, promove com a colaboração de diversas organizações.

Recorde-se que o Dia Mundial da Diversidade Cultural para o Diálogo foi proclamado pela Assembleia-Geral da ONU em 2002.

One Comment

Deixe o seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Botão Voltar ao Topo

Discover more from Vivências Press News

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading